Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Polícia apreende carga ilegal de três toneladas de pirarucu em Belém

Espécie está protegida pelo período do defeso. A captura, comercialização ou transporte do pirarucu estão proibidos.

 
 -   /
/ /

A Polícia Civil apreendeu neste domingo (14) uma carga ilegal de três toneladas de pirarucu em um porto na antiga Estrada Nova, em Belém. A espécie Arapaima Gigas (pirarucu) está protegida pelo período do defeso e, assim, fica proibida a captura, comercialização ou transporte do produto.

O carregamento estava em um caminhão graneleiro que transportava 45 caixas com o produto, que provavelmente seriam vendidas na Semana Santa. A Polícia chegou até a carga após uma denúncia anônima sobre o transporte ilegal.

A apreensão será apresentada na tarde deste domingo na sede Divisão de Meio Ambiente. O caminhão apreendido também será conduzido à Dema.

Pirarucu

É o maior peixe de escamas de água doce do mundo. O pirarucu (termo indígena: pira quer dizer “peixe”, e urucum, “vermelho”, devido à cor da cauda) tem a cabeça achatada e ossificada, com um corpo alongado e escamoso. Pode crescer até três metros de comprimento e pesar cerca de 250 quilos.

Tem dois aparelhos respiratórios: as brânquias, para a respiração aquática, e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão na respiração aérea. Sobe para respirar em intervalos de 20 minutos, quando se torna mais vulnerável à pesca artesanal com arpão. Os cuidados com os ninhos, após a desova, expõem os reprodutores à fácil captura com redes de pesca ou arpão.


Quer comprar um apartamento num dos centros de Goiânia?

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE