Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Tradicional missa dos Santos Óleos será nesta quinta-feira em Santarém

Benção dos três óleos será na igreja São Francisco de Assis, no bairro Caranazal, às 19h30.

 
 -   / - G1  / FolhaPA
/ - G1 / FolhaPA / - G1 / FolhaPA

A Diocese de Santarém, no oeste do Pará, realizará nesta quinta-feira (11) a tradicional Missa dos Santos Óleos na Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Caranazal, às 19h30. A celebração será presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus, Dom José Albuquerque.

O momento é para os sacerdotes renovarem as promessas sacerdotais e é dada a benção nos três óleos usados em vários momentos sacramentais na igreja: óleo dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma.

Na celebração, além dos padres diocesanos e das congregações que atuam em comunidades da Diocese de Santarém, também participarão franciscanos, jesuítas, carmelitas, dehonianos, verbitas e lideranças leigas representando as comunidades da área urbana de Santarém.

Antecedência das bênçãos

A Missa dos Santos Óleos é celebrada na Quinta-feira Santa, dia da Instituição do Sacerdócio. Entretanto, ao considerar a realidade da Diocese de Santarém, em os aspectos geográficos da região, esta celebração é realizada uma semana antes para que os padres estejam presentes em suas comunidades, áreas pastorais e paróquias nas celebrações da Semana Santa, pois ela já inicia no Domingo de Ramos.

Retiro do Clero

Desde segunda-feira (8) o clero diocesano está em retiro espiritual no Centro de Formação Emaús. O momento de espiritualidade segue até quinta-feira (11), com assessoria por Dom José Albuquerque.

Diocese de Santarém

A Diocese de Santarém é formada por sete municípios: Almeirim, Aveiro, Belterra, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Prainha e Santarém(sede). Para facilitar na ação missionária, ela é dividida em 12 regiões pastorais, compostas por 24 paróquias e 19 áreas pastorais.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE