Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Vídeo feito por morador do Marajó registra tromba d’água

Fenômeno assustou moradores na terça-feira 9 . Depois de chover bastante, tromba d água surgiu no rio Pará.

 

Moradores da região do Marajó e do Baixo Tocantins levaram um susto na terça-feira (9) com uma tromba d’água que apareceu no Rio Pará. Imagens feitas por moradores mostram o fenômeno, que pode ser visto em pelo menos três municípios: Limoeiro do Ajuru, São Sebastião da Boa Vista e Curralinho.

Rarison Brian, de 20 anos, morador de São Sebastião da Boa Vista, conta que tinha chovido bastante, a maresia estava grande e o tempo tinha escurecido quando a tromba d’água surgiu. “Eu estava saindo de casa, quando vi aquele negócio na água, longe. Resolvi filmar, fiz zoom na câmera”, relata. “Eu nunca tinha visto isso aqui, mas uma tia minha disse que já tinha visto”, afirma ainda o morador.

A tromba d'água é comparável a um tornado, mas com intensidade menor. Possui características específicas, como por exemplo, a altura poder alcançar cerca de 1km e os ventos chegarem até 40km/h.

“Geralmente, da base da nuvem ‘Cumulus Nimbus’ com trovoadas, é formado um funil, e esse funil pode atingir uma superfície líquida, normalmente mais plana", explica o diretor de meteorologia Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Saulo Carvalho.

"O fato da tromba d'água ter menos intensidade que o tornado não deve ser um indicativo de que pode haver aproximação. No caso de embarcações, é sempre bom ter uma distância de segurança para evitar prejuízos", orienta Saulo.

No início do ano, moradores registraram uma tromba d' água no rio Tapajós, em Santarém. O fenômeno pôde ser visto da orla da cidade.


Quer comprar um apartamento num dos centros de Goiânia?

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE