Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Internacional

Netanyahu e Gantz comemoraram vitória nas eleições de Israel

 
 -   / EBC
/ EBC / EBC
Mais de 6 milhões de eleitores foram às urnas hoje (9) em Israel para escolher o novo Parlamento, o Knesset, formado por 120 cadeiras. O atual primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que tenta o quinto mandato, e o principal concorrente dele, o general Benny Gantz, ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, anunciaram vitória nas redes sociais.

Netanyahu e Gantz informaram, nas contas pessoais no Twitter, que venceram as eleições. Não há, por enquanto, resultados oficiais. A expectativa é que os resultados sejam anunciados amanhã (10).

“O bloco de direita liderado pelo Likud obteve uma vitória clara. Agradeço aos cidadãos de Israel por sua confiança. Eu vou começar a formar um governo de direita com nossos parceiros naturais hoje à noite”, disse o atual primeiro-ministro.

O general também agradeceu os votos obtidos. “Nós vencemos. O povo de Israel falou. Graças a milhares de ativistas e mais de um milhão de eleitores. Nestas eleições há um claro vencedor e um claro perdedor.”

A partir das eleições para o Parlamento será escolhido o futuro primeiro-ministro. No total 13 candidatos buscaram apoio para ocupar o cargo. Pesquisas de intenção de voto, segundo a imprensa israelense, mostram que Netanyahu e Gantz estão muito próximos.

Os temas centrais ds eleições giraram em torno do projeto de lei que fixa regras sobre o serviço nacional para a população ultraortodoxa e as questões relativas à Faixa de Gaza.

O Knesset tem 120 assentos, dominado pelo Likud, partido de Netanyhu, e seus aliados. Desde que Israel foi fundada em 1948, nenhum partido formou uma maioria absoluta.

Israelenses votam durante eleições parlamentares de Israel.
Israelenses votaram ao longo do dia nas eleições parlamentares, o Knesset. - Reuters/Ammar Awad/Direitos reservados

 

Saiba mais

  • Israel escolhe hoje novo Parlamento
  • Israel escolhe amanhã o novo Parlamento
Edição: Renata Giraldi Tags: Israel eleições Benjamin Netanyahu Benny Gantz Knesset Parlamento

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE