Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Óbidos integra lista das 26 pequenas cidades mais encantadoras do Brasil

Pesquisa foi realizada por uma revista eletrônica que tem conteúdos voltados ao turismo, cultura e literatura.

 
 -   / - G1  / FolhaPA
/ - G1 / FolhaPA / - G1 / FolhaPA

O grande potencial do Brasil para o turismo foi mais uma vez demonstrado por meio de pesquisa. Desta vez, uma enquete de uma revista eletrônica voltada ao turismo, cultura e literatura listou as 26 pequenas cidades mais encantadoras do Brasil, segundo à opinião dos leitores. E Óbidos, no oeste do Pará, figura no ranking.

A enquete da Revista Bula perguntou aos leitores, quais os municípios com menos de 50 mil habitantes mais encantadores do país, e a cidade mais lembrada em cada estado foi incluída na seleção.

A pequena Óbidos, conhecida também como “Cidade Presépio”, tem sua fundação intimamente ligada ao Forte Pauxis e à defesa militar das posses de Portugal. Pelo seu traçado urbano e suas edificações de inspiração lusitana, ela é considerada a cidade mais portuguesa na linha do equador.

A cidade que tem uma veia cultural muito forte, é também conhecida por suas festas religiosas, com destaque para o Círio de Sant’Ana, padroeira do povo católico, e por suas festas profanas, como o Carnapauxis, que atrai centenas de visitantes ano após ano.

Destaque para cidade de Óbidos, localizada no oeste do Pará — Foto: Reprodução Destaque para cidade de Óbidos, localizada no oeste do Pará — Foto: Reprodução

Destaque para cidade de Óbidos, localizada no oeste do Pará — Foto: Reprodução

Na publicação das 26 pequenas cidades mais encantadoras do Brasil, Óbidos é assim retratada: “Erguida às margens do Rio Amazonas, a pequena cidade de Óbidos possui cerca de 49 mil habitantes. Com muitas ladeiras e casas coloniais, o município mantém um centro histórico conservado. Em seus arredores, Óbidos abriga muitas belezas naturais, como o igarapé de Curuçambá, com águas transparentes, e os lagos Mamaurú, Santana e Arapuca, boas opções para a pesca esportiva. Do alto do Forte Pauxis, construído no século 17, alguns visitantes conseguem enxergar os botos passeando no Amazonas”.

Também foram lembradas na região Norte, as cidades: Barcelos (Amazonas), Calçoene (Amapá), Guajará-Mirim (Rondônia), Uiramutã (Roraima) e Brasiléia (Acre).

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE