Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Academia de Letras e Artes de Santarém perde mais um membro; morre '''Machadinho'''

A voz que embalou serestas em Santarém e região calou na madrugada desta terça-feira 9 .

 
 -   / - G1  / FolhaPA
/ - G1 / FolhaPA / - G1 / FolhaPA

Aos 91 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (9), no hospital da Unimed, em Santarém, oeste do Pará, Edenmar da Costa Machado, conhecido carinhosamente como "Machadinho". Músico, ele era integrante da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas), e por décadas embalou serestas com sua voz marcante.

Machadinho também era muito conhecido na cidade por sua devoção a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da diocese, e por muitos anos, coordenou a comissão de Círio e Berlinda. Era integrante do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC) e sempre teve participação ativa em sua comunidade, o Santíssimo Sacramento.

O velório de Machadinho está sendo realizado na capela mortuária do Santíssimo Sacramento. O horário do sepultamento ainda não foi informado pelos familiares.

Em 2018, a Alas perdeu três membros: Gumercindo Rebelo, Elias Lopes do Rosário e Ray Brito. Em janeiro deste ano, a Alas elegeu os poetas Celson Pantoja Lima e Maria do Socorro Carvalho Lima, para ocuparem as cadeiras 12 e 17, que eram ocupadas por Gumercindo Rebelo e Elias do Rosário, respectivamente.

Desde o anúncio da morte de Machadinho, muitas pessoas manifestaram pesar por meio das redes sociais, entre elas, padre Sidney Canto, membro da Alas: "Edenmar da Costa Machado, o popular 'Machadinho', faleceu hoje em Santarém. Músico, cantor, seresteiro. Foi coordenador do Círio da Padroeira de Santarém e participante do primeiro Cursilho de Cristandade da Diocese. Membro da Academia de Letras e Artes de Santarém, deixa um legado histórico e cultural para a Santarém que amou. Descanse em paz!".

A Diocese de Santarém se manifestou por meio de nota: "A Diocese de Santarém se solidariza com a família de seu Edenmar da Costa Machado, o 'Machadinho', que faleceu nesta terça-feira, 9 de abril, em Santarém. Por muitos anos ele coordenou o Círio de Nossa Senhora da Conceição e participou do primeiro Cursilho de Cristandade da Diocese. Louvado seja a Deus pela vida de seu Machadinho! Que Deus Pai o receba em sua morada celeste."

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE