Artigos

Artigos

Fechar
PUBLICIDADE

Artigos

Inspiração: a respiração do e-commerce

 

 

O e-commerce é o ganha-pão de muitas pessoas ao redor do globo. Este mercado, em constante crescimento e mutação, tem vindo a adaptar-se às lógicas tecnológicas, acompanhando a expansão do mundo digital.


O crescimento abre fortes perspetivas para as pessoas mais ambiciosas e visionárias, permitindo que estas criem inovadoras estruturas empresariais e façam do seu negócio um caso de sucesso na Internet.


São muitas as lojas online que exemplificam isto mesmo. Acompanhando a tendência crescente dos clientes e a sua procura no meio online, estas lojas adotam técnicas diversas e mecanismos de e-marketing distintos para chegarem até aos seus públicos.


Muitas pessoas, conhecedoras das dificuldades relativas à concorrência e visando a fuga a grandes investimentos iniciais, procuram até fórmulas para garantir que têm mais tempo para a aposta no marketing e na construção da identidade empresarial, delegando a gestão logística e seguindo lógicas comerciais como o dropshipping.


Mas o mundo do e-commerce é vasto. As opções não faltam, quando se deseja abrir uma empresa e os desafios podem sempre ser superados, desde que não se desista no processo.


Evidentemente, para que não se desista, existe um ponto fundamental: a motivação. Esta motivação nasce da inspiração, sendo este o motor que faz respirar o e-commerce.


Um dono de uma loja online terá sempre melhores hipóteses de cumprir os seus objetivos se conseguir manter-se inspirado. E, por isso, saber onde ir buscar esta inspiração é importantíssimo para conseguir cumprir os objetivos. Hoje, procuraremos as melhores formas de buscar a inspiração necessária para garantir o sucesso da sua empresa.


 

Onde ir buscar a inspiração


Existem várias estratégias que pode aplicar para garantir que a motivação não lhe falha no momento de criar a sua empresa.


A primeira estratégia deve ser implementada assim que decide transformar a sua ideia num negócio efetivo. Este primeiro passo é confiar na sua ideia, na sua competência e na sua capacidade de trabalhar pela conquista de objetivos. Por vezes, ao chamarmos pensamentos positivos sobre nós mesmos, encontramos um espaço de concretização, que nos permite manter a força e a inspiração, ainda que os resultados desejados demorem mais do que o tempo desejado.


Além disto, conteúdos alheios ao seu site ou loja online também podem ajudar. Busque casos de sucesso, histórias de outras empresas, filmes sobre empreendedorismo, livros de negócios direcionados para as questões emocionais ou mesmo as melhores frases inspiradoras a empreender. Isto poderá ser uma grande ajuda para garantir que se mantém motivado mesmo perante as dificuldades que possa sentir na manutenção das estruturas da sua empresa.


Além disto, a inspiração pode vir de quem nos é mais próximos. Mentores, amigos, familiares e outras pessoas que nos rodeiam podem ser uma excelente fonte de inspiração. Temos mais tendência para acreditar em nós próprios quando aqueles que nos rodeiam demonstram, também, essa confiança. Assim, não deixe de ouvir o que as pessoas em seu redor têm para lhe dizer.

Aproveite a sabedoria e o incentivo alheios e garanta que se mantém motivado ao longo de todo o processo.


A procura pela inspiração e pela motivação será extremamente útil para garantir que, mais tarde, terá os frutos de todo o trabalho que está a realizar.

 

Atitudes positivas e objetivos concretos


A inspiração será um passo muito importante para garantir que consegue manter a motivação. Ainda assim, outros elementos podem ajudar fortemente a que mantenha a mente no local mais correto, impulsionado a ação e garantindo que não desiste nos momentos em que se sente desmotivado.


Algo que poderá ajudar a que mantenha a motivação nos maus momentoe é a criação de objetivos concretos. Quando falamos em objetivos concretos não nos referimos aos tradicionais “ganhar dinheiro”, “ter sucesso” ou “ser livre”. Noções como liberdade, riqueza e sucesso são ambíguas e divergem consoante a pessoa com quem falamos. É importante que tenha objetivos concretos: as primeiras 100 vendas em x número de meses; a obtenção de um determinado valor; uma presença entre os 10 primeiros sites do motor de busca… este tipo de objetivo concreto pode ajudá-lo a gerir emocionalmente o tempo que levará a ter sucesso, permitindo que se congratule com as pequenas vitórias que encontra pelo caminho.


Além disso, uma atitude mais positiva pode ser o que está a faltar para que consiga parar por um momento, analisar todas as suas opções e transformar os desafios em verdadeiras oportunidades de negócio. Muitos empresários contam, justamente, que em momentos de dificuldade, uma análise das circunstâncias e a crença de que haveria uma saída positiva foi o que gerou o pensamento crítico que os fez alcançar o sucesso.


Assim, garantir que tem os objetivos estipulados e manter, sobre estes, uma atitude mais optimista pode ser um grande passo na garantia do sucesso da sua empresa.


Deve recordar que, embora existam dificuldades, todas podem ser superadas com auto-estima, motivação e trabalho.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE