Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

REGIONAL

Prefeitura faz chamamento para que empresas se cadastrem no Cadastur

 
Criada no início da gestão Rosana Martinelli (PR) a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) agrega as pastas de Indústria, Comércio, Turismo, Mineração e Agricultura. Com um dos seus braços focado em fomentar as várias frentes que detém, canaliza esforços, inclusive, nesse início de ano para o setor de turismo.

Sabedora da real vocação do município para o turismo de negócios, aproveita o momento para organizar o setor e faz um chamamento para os mais diversificados segmentos que o compõem para realizarem e atualizarem seu cadastro junto ao Ministério do Turismo, por meio do Cadastur.

De acordo com a turismóloga da Secretaria, Leidiane Viegas, o cadastro é voltado para os seguintes prestadores de serviços turísticos: agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, organizadores de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos.

A turismóloga salienta, ainda, que o cadastro gera, ao estabelecimento e ao prestador de serviços, benefícios como incentivo à participação em programas e projetos do Governo Federal, participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, bem como visibilidade nos sites do Cadastur e do programa Viaje Legal.

"Esse cadastro junto ao Ministério do Turismo servirá para dar maior segurança ao prestador de serviços, mas também servirá como atrativo, pois o empresário lá de Porto Alegre, por exemplo, que precisar vir a Sinop a negócio, vai entrar no site do Ministério e verificar quais as opções seguras ele tem de hospedagem, alimentação e, até, entretenimento", salienta ao revelar que o cadastramento é online e totalmente gratuito e pode ser feito pelo endereço 
www.cadastur.turismo.gov.br .

Forte na prestação de serviços e com uma indústria limpa (educação e saúde) bastante fortalecida, Sinop tem uma população flutuante bastante expressiva graças a seu posicionamento estratégico para cerca de 30 outras cidades vizinhas onde vivem, pelo menos, 800 mil. Essa polarização fez a cidade se preparar para o fluxo de pessoas que buscam as prestação de serviços. De acordo com o setor de tributação da Prefeitura, hoje, são, pelo menos, 30 estabelecimentos de hospedagem, dispondo de 1,3 mil leitos. São 160 restaurantes, 20 agências de viagens e outras 14 locadoras de veículos.

Cadastur

O novo modelo do Cadastur conta, a partir desse lançamento, com o apoio da tecnologia. Agora, passa a ser feito de maneira eletrônica, o que garantirá mais agilidade ao processo de cadastramento das unidades hoteleiras. Outro ponto que visará maior segurança ao usuário é a interligação da unidade hoteleira ao banco de dados da Receita Federal.

Até o lançamento desse novo formato, os hotéis tinham que preencher formulários, reconhecer firma e enviar, ao Ministério, pelos Correios. Uma forma burocrática, manual e cansativa que acabava afastando o empresário e deixando o Ministério do Turismo sem informações. O prazo para cadastramento encerra no mês de abril.


Da Assessoria


 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE