Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Belém 403 anos: prefeito Zenaldo Coutinho fala sobre lixo, saúde e BRT

Segundo Zenaldo, a obra do BRT deve ser concluída ainda neste semestre.

 

A programação que vai celebrar os 403 anos de Belém, no sábado (12), começa às 8h30, com missa, bolo no Ver-o-Peso, inauguração de obras e festa com artistas paraenses no Portal da Amazônia. Às vésperas do aniversário da cidade, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, concedeu entrevista ao Bom Dia Pará desta sexta-feira (11).

O gestor municipal comentou questões como lixo, saúde e as obras do BRT. Confira os principais pontos da entrevista:

Saúde

"No sábado (12), vamos inaugurar a Unidade Especializada em Saúde da Mulher, na João Balbi com Alcindo Cacela. Depois disso, o espaço passa por uma higienização e preparação de equipe. Em dez dias, já deve estar pronto para receber a população. Teremos exames como mamografia, ultrassonografia, toda a parte preventiva de saúde da mulher".

Lixo

"Temos um processo de licenciamento para uma nova célula em Marituba, o que daria uma sobrevida de 4 anos ao aterro. Essa ainda não é uma situação definida. Nossa expectativa é que esse período (de funcionamento do aterro) seja prorrogado para termos mais tempo de buscar uma alternativa para a Região Metropolitana de Belém (RMB). A prefeitura está preparando um termo de consórcio para submeter à RMB e também ao Governo do Estado. Neste momento, o único lugar licenciado para receber o lixo é o aterro de Marituba", diz Zenaldo.

"O lixo tem sido a nossa angústia, além da conclusão do BRT. Temos um problema histórico com a empresa que presta serviços a Belém. Além disso, temos um problema com a população. Limpamos a área e imediatamente tem alguém sujando. Estamos aumentando os rigores de apreensão, punições e multas (para os descartes irregulares de lixo). Tem um sintoma muito interessante acontecendo: a população começa a nos ajudar a encerrar pontos de entulho. Já fechamos mais de 70. Além disso, temos a implantação das unidades de entrega de pequenos volumes que estamos fazendo. Em fevereiro, já teremos algumas".

BRT

"Começamos a obra em julho de 2015. Essa obra tem 3 anos em andamento. São 3,7 km. Quando veio a Belém a equipe do Ministério das Cidades, eles fizeram questão de registrar que temos a obra de BRT que mais avança no país. Ano passado, tivemos um atraso de entrega de cimento, com a paralisação da entrega de cimento em Capanema e Abaetetuba, o que comprometeu a entrega da obra. Quero que essa obra acabe logo. Estamos na fase final. Espero que a gente entregue agora no primeiro semestre"

Ver-o-Peso

"Em 2016, consegui dinheiro para fazer a reforma do Ver-o-Peso. Assinamos com o governo do estado no dia do aniversário de Belém o convenio para a obra. Não conseguimos a aprovação do Iphan. Passamos 2016 e 2017 negociando. Ano passado, consegui R$ 40 milhões para a obra. Não conseguimos entendimento. Parece que nós estamos fechando a um desfecho de entendimento com o Iphan para que até fevereiro a gente consiga aprovar o projeto. Sobre a manutenção, o que a gente iria gastar nessas lonas, a gente prefere investir na reforma. Mas estamos presentes com limpeza e segurança todos os dias".

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE