Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Coleta de sangue do Hemopa cai pela metade e hemocentro convoca doadores

Devido ao reduzido estoque, a Fundação já está priorizando atendimento, dando preferência aos mais urgentes.

 

O estoque de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) está baixo. O ideal era que, todos os dias, fossem coletadas 300 bolsas de sangue, mas a média do mês de dezembro foi de 120 unidades por dia. Devido ao reduzido estoque, a Fundação já está priorizando atendimento, dando preferência aos mais urgentes.

De acordo com o hemocentro, na última quarta-feira (2) foram coletadas apenas 80 bolsas. “O grande problema é que a demanda deve aumentar nos próximos dias. O número de cirurgias eletivas reduziu no final do ano por conta das festas, mas agora em janeiro tudo volta ao normal”, explicou a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias.

O alerta é que os voluntários retomem a rotina da doação para que a instituição possa atender de forma satisfatória a população que precisa de transfusão. A maior preocupação é com a falta de plaquetas, células do sangue responsáveis pela coagulação e muito utilizadas por pacientes em tratamento contra cânceres e coagulopatias em geral.

A Captação de Doadores do Hemopa está entrando em contato com voluntários para realização de doação por aférese, método que exige uma colaboração maior do doador, já que a duração da doação é de aproximadamente uma hora.

“Para ser um doador por aférese são necessários critérios bem mais rigorosos do que o doador convencional, como fazer doações de sangue constantemente e ter veia bem calibrosa. Quando identificamos voluntários com esse perfil, conversamos com ele e explicamos como funciona a coleta. Sempre que precisamos, entramos em contato com ele”, explica Juciara.

Atendimento

Hemopa faz campanha para aumentar doação de sangue em Belém

Hemopa faz campanha para aumentar doação de sangue em Belém

Para ser um candidato a doação de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos -menores devem estar acompanhados do responsável legal - ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Até sexta-feira, 4, a Unidade Móvel do Hemopa estará na avenida Presidente Vargas, em frente ao Banco do Brasil, de 8h as 13h. No dia 8, a campanha será no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de 8h as 16h. E nos dias 9 e 10, a Unidade estará em frente ao Hospital Ophir Loyola, também de 8h as 16h.

As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 as 18h30, e aos sábados, de 7h30 as 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira, de 10h as 17h. E na última semana de cada mês, a Unidade Móvel está na Estação Cidadania de Icoaraci, de 8h as 13h.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE