Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Programação gratuita alia Dia das Crianças e Círio, em Belém

Oficina de miriti valoriza a tradição nazarena de sexta, 12, a domingo, 14.

 

Aliando Círio e Dia das Crianças, uma programação gratuita convida meninos e meninas a oficina de brinquedo de miriti, de sexta-feira (12) a domingo (14), que começa a partir de 17h, em Belém. As crianças irão personalizar o brinquedo e poderão levá-lo para casa.

Elemento lúdico e tradicional do Círio de Nazaré, o miriti é uma palmeira nativa de áreas alagadiças. Em outubro, a madeira leve vira canoa, cobra, pássaro, gente. “Brincar é uma das atividades mais importantes do ser humano. Brincando se aprende a entrar no universo da imaginação e do sonho. Os brinquedos são como um convite à criança, e ao adulto, a adentrar esse universo mágico, onde tudo é possível”, destaca Desidério Neto, presidente da Associação dos Artesãos de Brinquedos de Miriti de Abaetetuba.

A produção dos brinquedos envolve um processo de criação que é coletiva, pois a inspiração para os temas que são talhados na palmeira tem como fonte os mitos da região, a fauna e a flora, os costumes e as festas, como o Círio de Nazaré, uma das maiores procissões do Brasil e do mundo.

Dessa forma, os brinquedos estabelecem o diálogo entre o real e o imaginário, despertando o afeto e a sensibilidade daqueles que vivem no lugar e podem ver nos brinquedos as histórias, lendas e o cotidiano da comunidade. A produção dos brinquedos de miriti é uma herança indígena que envolve, hoje, centenas de famílias na região de Abaetetuba, sendo considerado um processo sustentável de produção, tombado como património histórico cultural imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Dia das crianças

Na sexta-feira (12), as crianças também poderão participar do dia de diversões do Mundo de Iaiá, que promove oficina de culinária, oficina de slime, pintura facial e escultura de balão, de 10h às 22h.

Outra opção é o passaporte do Dia das Crianças, que dá direito a participar de várias missões no shopping. Quem completar os desafios e brincadeiras, ganha um presente. Para retirar o passaporte, basta retirá-lo no SAC gratuitamente, até o dia 31 de outubro, de 10h às 22h.

Serviço

Programação de Dia das Crianças, de sexta-feira, 12, a domingo, 14, no Parque Shopping, localizado na Augusto Montenegro.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE