Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Situação de abandono do CAT de Alter do Chão afasta turistas e vira alvo de reclamação

Mais da metade do prédio está em situação precária, com a estrutura danificada. Moradores falam do descaso com o patrimônio público; a Prefeitura declarou que as obras começam esta semana.

 
 -  Passarela do Centro de Atendimento ao Turista em Alter do Chão, no Pará  Foto: Reprodução/TV Tapajós
Passarela do Centro de Atendimento ao Turista em Alter do Chão, no Pará Foto: Reprodução/TV Tapajós

A situação de abandono no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em Alter do Chão tem afastado visitantes e principalmente turistas, no principal cartão postal de Santarém, oeste do Pará, a quase 37 km da cidade.

Mais da metade do prédio está em situação precária, com a estrutura danificada. A falta de reforma tem sido alvo de críticas de moradores da vila. Além do prédio, a praça do CAT também enfrenta o mesmo problema.

O CAT foi inaugurado em 2005. Aos poucos, o patrimônio público e também histórico de Alter Chão vai se perdendo. Tábuas soltas, rachaduras no piso, luminárias quebradas e falta de pintura podem ser contatados logo “de cara”.

Parte da passarela de acesso a balsa teve que ser isolada para evitar acidentes. Até a balsa de atracação de lanchas e transatlânticos afundou, assim como a ponte, que não existe mais. A balsa servia para o embarque e desembarque de turistas.

Em agosto deste ano, a situação de abandono do CAT foi mostrada no jornal Bom Dia Santarém. A Prefeitura declarou que a manutenção havia sido solicitada e que as obras começariam na primeira semana de setembro.

Giovana Borari é uma, entre tantos moradores, que espera o CAT passar por obras de reforma. “Nenhuma reunião, nenhum sinal que o governo vai fazer alguma coisa. Não chega material, não chega nenhuma informação de reforma”, disse.

O CAT está fechado. Antes, o salão de visitas servia para expor o artesanato. Nem isso existe mais. “É muito triste a gente ter mais uma perda. A gente já tem poucas ferramentas que atendam o turista, estamos agora sem esse aparato”, afirma Leila Borari.

O secretário de turismo de Santarém, Diego Pinho, declarou que as obras no CAT começam esta semana, conforme o planejamento da Semtur. “Estamos trabalhando para que inicie esta semana e que seja concluída até o dia dezenove agora de setembro”, disse.

Reportagem exibida em 16/08/18

Moradores denunciam situação precária do Centro de Atendimento ao Turista em Alter do Chão

Moradores denunciam situação precária do Centro de Atendimento ao Turista em Alter do Chão

Reportagem exibida em 10/09/18

Prefeitura anuncia reparos no CAT Alter do Chão, mas serviços ainda não foram iniciados

Prefeitura anuncia reparos no CAT Alter do Chão, mas serviços ainda não foram iniciados

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE