Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Polícia do Reino Unido encontra garrafa de agente nervoso Novichok em casa de casal contaminado

Cientistas confirmaram se tratar do produto do mesmo tipo usado para envenenar o ex-espião Sergei Skripal e sua filha Yulia.

 
 -  Dawn Sturgess, de 44 anos, e Charlie Rowley, de 45, foram socorridos em sua casa em Amesbury, no sul da Inglaterra  Foto: Reprodução/Facebook
Dawn Sturgess, de 44 anos, e Charlie Rowley, de 45, foram socorridos em sua casa em Amesbury, no sul da Inglaterra Foto: Reprodução/Facebook

A polícia britânica disse nesta sexta-feira (13) acreditar que encontrou a origem do agente nervoso Novichok que matou uma mulher no sudoeste da Inglaterra neste mês e deixou seu parceiro Charlie Rowley gravemente doente no hospital.

"Na quarta-feira, 11 de julho, uma pequena garrafa foi recuperada durante as buscas na casa de Charlie Rowley em Amesbury", disse a polícia em um comunicado. "Os cientistas confirmaram que a substância contida na garrafa é Novichok."

Ex-espião

Rowley e Dawn Sturgess, de 44 anos, foram encontrados inconscientes em sua casa na cidade de Amesbury e internados em estado crítico. Dawn Sturgess morreu no domingo (8).

Inicialmente, os médicos acreditavam que eles tinham consumido drogas ilícitas contaminadas.

Dias depois, as autoridades britânicas informaram que o casal teve contato com o agente que atua no sistema nervoso Novichok, o mesmo usado no envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia em março de 2017. O envenenamento do espião gerou uma crise diplomática.

O Novichok é o nome de uma série de agentes nervosos desenvolvidos pela então União Soviética nos anos 70 e 80. Ele é formado por dois materiais que, se misturados, podem levar à morte ou causar danos permanentes aos nervos.

Entenda como funcionam os agentes nervosos (Foto: Infografia: fernanda Garrafiel) Entenda como funcionam os agentes nervosos (Foto: Infografia: fernanda Garrafiel)

Entenda como funcionam os agentes nervosos (Foto: Infografia: fernanda Garrafiel)

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE