Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Secretaria de Saúde de Cacoal, RO, ainda não definiu calendário vacinal contra sarampo

Segundo a Secretaria, esse calendário deverá ser elaborado, junto ao estado, na próxima semana. Vacinação é a única forma de prevenção.

 
 -  Segundo Agevisa foram encaminhadas doses da vacina para distribuição nos municípios no estado.  Foto: Magda Oliveira/ G1
Segundo Agevisa foram encaminhadas doses da vacina para distribuição nos municípios no estado. Foto: Magda Oliveira/ G1

Autoridades de saúde de Rondônia estão em alerta, depois da epidemia de sarampo que atingiu o Amazonas. Em Cacoal (RO) município a 480 quilômetros de Porto Velho, o calendário vacinal de prevenção contra a doença ainda não foi definido, mas segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é que esse calendário seja elaborado na próxima semana.

Recentemente, dois casos da doença foram confirmados em Rondônia. Um segue em investigação. De acordo com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), já foram encaminhadas doses da vacina para distribuição nos municípios no estado.

A Vigilância em Saúde de Cacoal, informou que na próxima semana será realizada uma reunião com a equipe de imunização do estado, para definir o calendário de vacincação contra a doença em Cacoal e o público que deve ser imunizado.

Transmissão

Segundo o médico Flávio Eduardo Silva, o sarampo é uma doença transmissível. Os sintomas iniciais são febre, tosse persistente, irritação nos olhos, congestão nasal e mal estar intenso, depois de apresentar esses sintomas há o aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo.

Sarampo (Foto: Editoria de Arte / G1) Sarampo (Foto: Editoria de Arte / G1)

Sarampo (Foto: Editoria de Arte / G1)

“Os sintomas do sarampo são parecidos com os sintomas de uma gripe comum. Se a pessoa apresentar alguns desses sintomas, tem que procurar o atendimento especializado para darmos o diagnóstico”, orientou o Flávio.

Ainda de acordo com o médico não há outro método de prevenir o sarampo, se não a vacinação.

“O sarampo é uma doença infecto-contagiosa transmitida por um vírus, principalmente por gotículas de saliva. Ambientes fechados, escolas, creches, esses lugares nos preocupam por essa questão da transmissão”, alertou.

As salas de vacinações das Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda-feira a sexta-feira, no período da manhã.

Veja mais notícias da região no G1 Cacoal e Zona da Mata.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE