Mundo
Polícia de Salisbury responde a incidente com homem de cerca de 30 anos
Cidade é a mesma onde ex-espião russo e sua filha foram envenenados e onde acredita-se que casal morador de Amesbury foi contaminado por agente nervoso Novichok. Rua chegou a ser interditada, mas já foi liberada; médicos dizem que não há riscos.
- / - G1 / FolhaMT
A polícia de Salisbury informou na tarde desta quinta-feira (12) que estava respondendo a um incidente envolvendo um homem com cerca de 30 anos.
A cidade é a mesma onde, em março, o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha, Yulia, foram contaminados pelo agente nervoso Novichok, e onde acredita-se que aconteceu a contaminação de um casal morador da cidade vizinha de Amesbury, no início deste mês. A mulher, Dawn Sturgess, de 44 anos, morreu no último domingo (8).
Segundo a BBC e o site do jornal "Independent", a rua interditada pela polícia, a Castle, foi a mesma onde fica o restaurante Zizzis, em que Sergei e Yulia jantaram pouco antes de apresentarem os primeiros sintomas de envenenamento.
Cerca de duas horas depois da primeira mensagem, a polícia informou que a interdição foi encerrada e a rua foi liberada. O homem, cuja identidade não foi divulgada, foi levado ao Salisbury District Hospital e, após exames, os médicos disseram que "não há preocupação com a saúde dele ou com qualquer risco maior para o público".
He has been taken to Salisbury District Hospital and fully assessed by medical staff. We can now confirm that there is no concern for either his health or any wider risk to the public.
— July 12, 2018
A polícia foi acionada pouco depois das 18 horas (14 horas em Brasília) e interditou a rua onde o homem passou mal, publicando mensagens na qual dizia estar cuidando do incidente e pedindo que as pessoas evitassem a região.
"Considerando o incidente em curso em Salisbury e Amesbury, estamos tomando medidas altamente cautelares para garantir a segurança pública", dizia a primeira mensagem publicada no Twitter.
We are currently dealing with an incident in Castle Street, <
— July 12, 2018href="https://twitter.com/hashtag/Salisbury?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw" url="https://twitter.com/hashtag/Salisbury?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#Salisbury>, involving a man in his 30s. Given the ongoing incident in Salisbury and Amesbury, we are taking highly precautionary measures to ensure public safety. 1/2 < href="https://t.co/iyTTfgc0ZW" url="https://t.co/iyTTfgc0ZW">pic.twitter.com/iyTTfgc0ZW>
Em uma segunda mensagem, a polícia afirmava que não queria alarmar a população local, mas pedia compreensão em relação à investigação.
"No momento não há nada que sugira qualquer grande risco à população", garantem as autoridades.