Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Santarém e Belterra estão entre municípios do PA com possível surto de dengue, zika e chikungunya

Informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde no Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti Lira . O estado apresenta 36 municípios na mesma situação.

 

Santarém e Belterra, no oeste do Pará, estão entre os municípios paraenses com possível surto de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o Ministério da Saúde, as duas cidades estão com índices de infestação predial acima de 4%. Os dados foram divulgados pelo Levantamento Rápido de Infestação (Lira).

Dos 144 municípios do Pará, 36 apresentam alta infestação do mosquito. O quantitativo é 25% do total de cidades do estado – sendo que o percentual é considerado muito alto pelos órgãos de saúde.

Segundo o Lira, os casos mais preocupantes são de Altamira (17,7%), Belterra (16,2%), São Félix do Xingu (10,5%) e Santarém (6%).

Já a Divisão de Vigilância em Saúde de Santarém (Divisa) considera o indicador baixo. “Com a dengue somos endêmicos, mas temos um retrocesso do ponto de vista epidemiológico. Em 2015 tínhamos 38 casos, 2016 baixou para 12 e 2017 tivemos 2. Este ano ainda não registramos nenhum. Isso é bom considerando que a dengue é uma doença aguda e grave”, contou o coordenador da Divisa, João Alberto Coelho.

O coordenador ressaltou que não havia registros de chikungynia no munícipio, mas em 2016 houve 36 casos acompanhados, sendo 18 apenas no bairro Matinha. Como medida preventiva, ações foram realizadas na área para combater o vetor transmissor da doença.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE