Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Brasileira conhece noivo em viagem à Itália e vira voluntária do '''Clube da Julieta'''

Gisele Mota, de Guarulhos, conheceu músico italiano em concerto em Veneza. Ela venceu concurso italiano sobre cartas para Julieta, em Verona, na Itália.

 
 -  Gisele conheceu o italiano Antonio durante uma apresentação do músico em Veneza  Foto: Arquivo pessoal/Gisele Fialho Mota
Gisele conheceu o italiano Antonio durante uma apresentação do músico em Veneza Foto: Arquivo pessoal/Gisele Fialho Mota

Quando embarcou pra Itália, em setembro de 2015, após uma decepção amorosa, a bióloga paulista Gisele Fialho Mota não imaginava que a sua vida fosse tomar um rumo completamente novo. O roteiro incluía cidades como Roma, Milão e Florença. Depois de 12 dias viajando com mais três amigas, ela resolveu continuar a viagem sozinha. Seu principal foco era a música clássica. E foi a música clássica que levou o amor de volta à vida de Gisele – e ao primeiro lugar em um concurso de cartas românticas, o “Querida Julieta”, em Verona, terra da famosa peça de William Shakespeare.

Como último destino antes de retornar ao Brasil e, para a “vida real”, Gisele foi à Veneza, cidade conhecida pelos seus canais e passeios de gôndola. Lá, resolveu ir ao concerto da orquestra “I Virtuosi Italiani” na Igreja Della Pietá, conhecida como Igreja de Vivaldi, em Veneza. No dia da apresentação, o grupo era composto por sete músicos.

“Eu estava submersa pela música, prestando atenção nos detalhes. Quando acabou a apresentação, eu fui até eles cumprimentá-los. Aquela música, diante da minha situação, me fez muito bem”, lembra Gisele.

A 'situação' era o término recente de um longo relacionamento que a “deixou sem chão”, segundo conta. "Quando o concerto terminou, voltei chorando pelas ruas de Veneza. Chorava, chorava. Não queria voltar para o Brasil, para a realidade do doloroso término que eu tinha sofrido", recorda-se.

Contato

Gisele e Antonio vão comemorar o Dia dos Namorados na Itália (Foto: Arquivo pessoal/Gisele Fialho Mota) Gisele e Antonio vão comemorar o Dia dos Namorados na Itália (Foto: Arquivo pessoal/Gisele Fialho Mota)

Gisele e Antonio vão comemorar o Dia dos Namorados na Itália (Foto: Arquivo pessoal/Gisele Fialho Mota)

Ao chegar no hotel, ela decidiu que não iria levar um souvenir da viagem. “Isso poderia quebrar, se perder com o tempo. Queria algo que fosse para sempre. Por isso, resolvi procurar qual era a música tocada no ‘bis’ do concerto.

"A internet e a tecnologia deram uma forcinha. Pesquisou pelo nome da orquestra, mas não encontrou a música no programa. Decidiu então procurar pelos integrantes. Encontrou o primeiro deles em uma rede social, Antonio Aiello. Ela escreveu imediatamente, pedindo o nome da música. No dia seguinte, recebeu a resposta: a música é a Praeludium and Allegro, do compositor austríaco Fritz Kreisler. Depois disso, Antonio a convidou para assistir o concerto novamente, mas ela não podia, pois voltaria ao Brasil naquele mesmo dia.

Vídeo mostra concerto de maestro italiano que encantou brasileira

Vídeo mostra concerto de maestro italiano que encantou brasileira

Mensagem

Quando chegou ao Brasil, Gisele teve uma surpresa ao abrir suas redes sociais: uma mensagem de Antonio. "Não poderei jamais esquecer os seus olhos cheios de entusiasmo durante o concerto", disse ele. Gisele e o músico italiano continuaram conversando. No começo, eram conversas sobre música, o assunto que os dois mais tinham em comum.

Ao longo do tempo, o tom e tema das longas trocas de mensagens foram mudando. Três semanas depois, o italiano comprou uma passagem para vir encontrá-la em Guarulhos, sua cidade. A primeira visita ocorreu em janeiro de 2016. Depois desse primeiro encontro, resolveram namorar à distância. "Percebemos que nos amávamos e valia pena tentar esse namoro."

Depois de alguns encontros aqui no Brasil – Antonio a visitou mais duas vezes durante o ano, Gisele decidiu que estava na hora de mudar. Largou tudo aqui: emprego, família e amigos e se mudou pra Verona, cidade de Antonio na Itália, em junho de 2016. "Meus pais ficaram apreensivos no começo, mas, depois que conheceram o Antonio, me apoiaram."

Quando chegou em Verona, a brasileira descobriu o Clube de Julieta – tema do filme 'Cartas para Julieta', estrelado por Amanda Seyfried, em 2010. "Eu tinha assistido ao filme mas não sabia que era possível escrever uma carta pra Julieta. Achava história de ficção".

Gisele começou a namorar músico italiano que conheceu em Veneza (Foto: Arquivo pessoal/Gisele Fialho Mota) Gisele começou a namorar músico italiano que conheceu em Veneza (Foto: Arquivo pessoal/Gisele Fialho Mota)

Gisele começou a namorar músico italiano que conheceu em Veneza (Foto: Arquivo pessoal/Gisele Fialho Mota)

Gisele se juntou às mais de 40 voluntárias do clube e passou a responder as cartas de amor com e sem finais felizes que eram enviadas para o clube de todas as partes do mundo. São cerca de cinco mil cartas por mês. “"As pessoas pedem conselhos, querem saber se existe amor verdadeiro, como manter o amor que já encontraram. Tem gente que pede até conselho para saber se pode trair o namorado", disse.

No Dia dos Namorados europeu esse ano, o dia de São Valentim, comemorado em 14 de fevereiro, Gisele ganhou o concurso ao escrever sua história para a “Julieta”.

Agora, Gisele e Antonio estão noivos. Aguardam apenas burocracias do governo italiano para oficializar a união. Na Itália, Gisele aprende a língua do país, faz cursos e viaja pela Itália ao lado do noivo durante as turnês da orquestra. Feliz, a brasileira declara: "Eu descobri que amava e podia ser feliz novamente".

Cena do filme 'Cartas para Julieta', com a atriz Amanda Seyfried (Foto: Divulgação) Cena do filme 'Cartas para Julieta', com a atriz Amanda Seyfried (Foto: Divulgação)

Cena do filme 'Cartas para Julieta', com a atriz Amanda Seyfried (Foto: Divulgação)

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE