Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Fhemeron realiza capacitação para atendimento a hemofílicos em Porto Velho

Profissionais de toda a rede do estado participaram das atividades. Doença se manifesta principalmente em homens.

 
 -  Fhemeron realizou capacitação para tratar hemofílicos  Foto: Hosana Morais/G1
Fhemeron realizou capacitação para tratar hemofílicos Foto: Hosana Morais/G1

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), realizou nesta terça-feira (15), em Porto Velho uma atividade de capacitação para os profissionais que realizam atendimento a pacientes hemofílicos. Além dos profissionais da unidade de Porto Velho, também participaram do evento bioquímicos, enfermeiros e médicos das unidades de atendimento da Fhemeron (hemorrede) dos municípios de Cacoal, Vilhena, Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura.

Segundo a Fhemeron, o objetivo da capacitação é garantir uma prestação de serviço com maior segurança aos pacientes, além de tornar os profissionais, multiplicadores de conhecimento nos locais em que atuam. Tratamento, medicação e cuidados da enfermagem foram alguns dos temas abordados no evento.

Dados da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), apontam que o Brasil ocupa a terceira colocação no número de pessoas hemofílicas. A doença que é genético-hereditária, é causada por uma deficiência na coagulação do sangue, que pode levar a sangramentos excessivos em casos de lesões ou ferimentos. A doença se manifesta quase que exclusivamente no sexo masculino e não tem cura.

Atualmente a rede estadual da Fhemeron atende a 110 pacientes hemofílicos, realizando acompanhamento médico, exames laboratoriais, liberação de fatores de coagulação além de prestar assistência aos pacientes. A unidade de atendimento da Fhemeron em Porto Velho está localizada na Av. Jorge Teixeira, 3766.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE