Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

Festival de Cannes: veja cinco imagens que marcaram a primeira semana

Protesto de 82 mulheres, entrevista coletiva de Godard via smartphone, tributo a diretor russo em prisão domiciliar, ator acrobata e atriz indiana foram os destaques.

 
 -  Grupo de 82 mulheres do cinema posam juntas em escadaria durante protesto no tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes, na França. Elas exigem
Grupo de 82 mulheres do cinema posam juntas em escadaria durante protesto no tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes, na França. Elas exigem

Oitenta e duas mulheres na escadaria contra a desigualdade de gênero, Godard em uma tela de celular e uma atriz indicana no tapete vermelho.

Confira, abaixo, as cinco imagens que marcaram a primeira semana do Festival de Cannes 2018, que começou na terça-feira (8) e termina no domingo (19).

82 mulheres na escadaria

Grupo de 82 mulheres do cinema posam juntas em escadaria durante protesto no tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes, na França. Elas exigem igualdade salarial e mais espaço (Foto: Jean-Paul Pelissier/Reuters) Grupo de 82 mulheres do cinema posam juntas em escadaria durante protesto no tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes, na França. Elas exigem igualdade salarial e mais espaço (Foto: Jean-Paul Pelissier/Reuters)

Grupo de 82 mulheres do cinema posam juntas em escadaria durante protesto no tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes, na França. Elas exigem igualdade salarial e mais espaço (Foto: Jean-Paul Pelissier/Reuters)

Em Cannes, uma bela foto vale mais do que mil palavras. Cate Blanchett, Agnès Varda, Kristen Stewart e Salma Hayek foram alguns dos nomes de destaque entre as 82 atrizes, cineastas, produtoras e outras profissionais da indústria cinematográfica que se reuniram neste sábado (12) para defender a "igualdade salarial" na escadaria de Cannes.

Estrelas de Hollywood e figuras do cinema independente unidas por uma mesma causa: a luta contra as desigualdades entre homens e mulheres. Uma questão que plana sobre o Festival, o primeiro realizado após o escândalo envolvendo o produtor americano Harvey Weinstein.

Godard em um telefone

O cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard participa de entrevista coletiva via telefone no Festival de Cannes 2018; ele lançou o longa 'Le livre d'Image'  (Foto: Laurent Emmanuel/AFP) O cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard participa de entrevista coletiva via telefone no Festival de Cannes 2018; ele lançou o longa 'Le livre d'Image'  (Foto: Laurent Emmanuel/AFP)

O cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard participa de entrevista coletiva via telefone no Festival de Cannes 2018; ele lançou o longa 'Le livre d'Image' (Foto: Laurent Emmanuel/AFP)

A arte de nunca estar onde se é esperado. Ausente da exibição de seu filme em Cannes, Jean-Luc Godard ofereceu, também neste sábado (12), uma entrevista coletiva através de um telefone celular e uma mensagem de vídeo.

Os jornalistas tiveram de fazer fila para fazer suas perguntas em frente à tela em que apareceu o diretor, um pouco despenteado, com os óculos caídos e a voz trêmula. "X + 3 = 1, é a chave do cinema", afirmou Godard, mais enigmático do que nunca, aos seus 87 anos. Ele lançou o longa "Le livre d'Image".

Serebrennikov em um cartaz

Os produtores e atores do filme “Leto” fazem protesto em Cannes pela ausência do cineasta russo Kirill Serebrennikov, em prisão domiciliar (Foto: Alberto PIZZOLI / AFP) Os produtores e atores do filme “Leto” fazem protesto em Cannes pela ausência do cineasta russo Kirill Serebrennikov, em prisão domiciliar (Foto: Alberto PIZZOLI / AFP)

Os produtores e atores do filme “Leto” fazem protesto em Cannes pela ausência do cineasta russo Kirill Serebrennikov, em prisão domiciliar (Foto: Alberto PIZZOLI / AFP)

Em um festival que joga a carta política no 50º aniversário de Maio de 68, ficará uma imagem: a do nome de Kirill Serebrennikov, na quarta-feira (9), em um cartaz levantado pelos atores e produtores de seu filme musical, "Leto".

Todos usavam um broche com a foto do cineasta, que está em prisão domiciliar na Rússia. Outro cineasta sob vigilância, o dissidente iraniano Jafar Panahi, também não pôde comparecer, no sábado, à exibição de seu filme "Three faces".

Acrobata em um púlpito

O ator belga Victor Polster posa neste domingo (13) no Festival de Cannes para lançar o filme 'Girl' (Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP) O ator belga Victor Polster posa neste domingo (13) no Festival de Cannes para lançar o filme 'Girl' (Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP)

O ator belga Victor Polster posa neste domingo (13) no Festival de Cannes para lançar o filme 'Girl' (Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP)

É uma das revelações desta edição: o belga Victor Polster, de 16 anos, brilha em "Girl" de Lukas Dhont, a história real de uma jovem nascida menino que sonha se tornar uma estrela bailarina.

Este aluno do Ballet Real de Antuérpia, que chegou com sua mãe a Cannes, deixou a timidez de lado no sábado e protagonizou um número digno de seu compatriota Jean-Claude Van Damme: um espacate perfeito sobre o púlpito por onde as estrelas desfilam diariamente.

A atriz indiana no tapete vermelho

A atriz e modelo indiana Aishwarya Rai Bachchan posa neste sábado (12) para a exbição do filme 'Girls of the Sun' no Festival de Cannes 2018 (Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP) A atriz e modelo indiana Aishwarya Rai Bachchan posa neste sábado (12) para a exbição do filme 'Girls of the Sun' no Festival de Cannes 2018 (Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP)

A atriz e modelo indiana Aishwarya Rai Bachchan posa neste sábado (12) para a exbição do filme 'Girls of the Sun' no Festival de Cannes 2018 (Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP)

Habituada à Croisette, a atriz indiana e ex-Miss Mundo Aishwarya Rai encantou os fotógrafos no sábado (12) com um belo vestido violeta com uma cauda que cobria as escadas do Palácio dos Festivais e lembrava um pássaro a ponto de levantar voo.

Os flashes também se voltaram para o vestido de flores com saia balonê usado por Cate Blanchett na quinta-feira (10).

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE