Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

HBO divulga as primeiras imagens da série '''A amiga genial''', adaptação da obra de Elena Ferrante

Produção com oito episódios é inspirada em um dos maiores fenômenos da literatura internacional contemporânea, a chamada tetralogia napolitana . Best-seller conta a história de duas amigas na Itália.

 
 -  A atrizes Elisa Gel Genio  à esquerda  e Ludovica Nasti, que interpretam respectivamente Elena Grego, a Lenu, e Raffaella Cerullo, a Lila, na série d
A atrizes Elisa Gel Genio à esquerda e Ludovica Nasti, que interpretam respectivamente Elena Grego, a Lenu, e Raffaella Cerullo, a Lila, na série d

A HBO divulgou, nesta quarta-feira (14), as primeiras imagens da série "A amiga genial", adaptação do best-seller da italiana Elena Ferrante, um dos maiores – e mais misteriosos – fenômenos da literatura internacional contemporânea.

A produção tem o mesmo título da chamada "Tetralogia Napolitana" da autora.

Os quatro célebres romances de Elena Ferrante são:

  1. "A amiga genial"
  2. "A história do novo sobrenome"
  3. "História de quem foge e de quem fica"
  4. "História da menina perdida"

No Brasil, eles saíram pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros.

Os quatro volumes contam a história de duas amigas ao longo de várias décadas, em Nápoles, na Itália, a partir da década de 1950.

Quem narra o primeiro é Elena Grego, a Lenu, que fala de sua infância e vai até a adolescência. A melhor amiga da narradora é Raffaella Cerullo, a Lila, que é considerada a mais inteligente da turma.

A série da HBO, que no original chama-se "My brilliant friend", tem oito episódios e foi rodada em Caserta, na Itália.

Quem interpreta Lenu e Lila na infância são, respectivamente, Elisa Gel Genio e Ludovica Nasti, ambas estreantes. Já na adolescência, os papéis ficaram Gaia Girace é Lila e Margherita Mazzucco, Lenu.

A direção da produção é Saverio Costanzo, que coassina o roteiro com a própria Elena Ferrante em parceria com Francesco Piccolo e Laura Paolucci.

O site da HBO informa que o processo de seleção do elenco durou mais de oito meses e envolveu cerca de 9 mil crianças e 500 adultos. Foram chamados atores profissionais e não-profissionais, inclusive estudantes locais.

O elenco completo de "A amiga genial" tem mais de 150 atores e 5 mil figurantes.

A produção é da HBO, da RAI e da TIMVISION, com coprodução da Fandango e Umedia.

A atrizes Gaia Girace (à esquerda) e Margherita Mazzucco, que interpretam respectivamente Raffaella Cerullo, a Lila, e Elena Grego, a Lenu, na série da HBO 'A amiga genial', adaptação do livro de Elena Ferrante (Foto: Eduardo Castaldo/HBO) A atrizes Gaia Girace (à esquerda) e Margherita Mazzucco, que interpretam respectivamente Raffaella Cerullo, a Lila, e Elena Grego, a Lenu, na série da HBO 'A amiga genial', adaptação do livro de Elena Ferrante (Foto: Eduardo Castaldo/HBO)

A atrizes Gaia Girace (à esquerda) e Margherita Mazzucco, que interpretam respectivamente Raffaella Cerullo, a Lila, e Elena Grego, a Lenu, na série da HBO 'A amiga genial', adaptação do livro de Elena Ferrante (Foto: Eduardo Castaldo/HBO)

O mistério por trás de Elena Ferrante

Em oututro de 2016, a suposta revelação da verdadeira identidade de Elena Ferrante causou polêmica e acusações de invasão de privacidade.

Embora dê entrevistas para falar de sua obra, Ferrante sempre se apresenta anoninamente e sem divulgar fotos – por isso o mistério. Não se sabia sequer se por trás do pseudônimo estava um homem ou uma mulher.

O que havia eram somente suspeitas, e é justamente uma delas que se comprova na reportagem "Elena Ferrante: Uma resposta?" publicada há um ano e meio na revista americana "The New York Review of Books".

No artigo reproduzido por publicações na Itália, na França e na Alemanha, o jornalista italiano Claudio Gatti escreve que a autora da cultuada "Série Napolitana" é na verdade a tradutora Anita Raja.

Nos últimos anos, por conta do estilo das obras que costuma traduzir (ela é especializada em verter obras do alemão para o italiano), Anita Raja já vinha sendo apontada frequentemente como um dos possíveis autores por trás de Elena Ferrante.

O marido de Raja, o escritor Domenico Starnone, também é mencionado por aqueles que especulam sobre a identidade da célebre Elena Ferrante.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE