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GOIÁS - Prefeitura de Águas Lindas resgata crianças para o Plano de Aceleração Educacional

 
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A Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação executa em todas as escolas da rede municipal o Plano de Aceleração Educacional (PAE), que visa, entre outras, combater a evasão escolar e resgatar as crianças e adolescentes que já estavam fora da escola. O PAE foi colocado em prática no início de 2018, para corrigir distorções sociais entre os alunos que estavam desestimulados em estar na escola. Assessoria de Comunicação da Prefeitura

“O PAE hoje está formado por 51 turmas e atende um total de 1008 (Mil e oito alunos) estes alunos apresentavam defasagem na idade e série, e a maioria não conseguia ler e escrever nem mesmo sílabas ou letras iniciais das palavras”, declara o prefeito Hildo do Candango.

Em Águas Lindas a distorção estava em torno de 25%, ou seja, o dobro da média nacional, e a reprovação estava em 11%, num total de 2.457 alunos, além de números alarmantes de evasão escolar e reprovação por aprendizagem havia também um desconforto dos professores que lidavam com números altíssimos de alunos sem a mínima competência para a série.

O Plano direcionou para uma única sala os alunos inseridos nestes contextos, aplicando metodologias diferenciadas e ensino por níveis, assim, os alunos que estão diante dos seus pares se sentem capazes de aprender, sendo de imensa satisfação tanto para o professor quanto para o aluno.

“Os resultados em apenas dois meses são fantásticos, 50% das crianças já leem e escrevem pequenas palavras, e a meta é que no final do ano letivo, ate 80% dessas crianças estejam inseridos nas séries de acordo com sua faixa etária”, pondera o secretário de educação, Deusimar Macedo.

Os professores recebem treinamentos para conduzir as turmas de forma sistemática, seguindo o roteiro do Plano de Estudo. Na escola Emília Ferreira, a turma da professora Áurea Lúcia conta com 17 alunos, com idade entre 9 e 13 anos. A professora explica que as aulas são ministradas de forma lúdica, através de material concreto. “Os alunos aprendem brincando e se mostram muito mais interessados pelas aulas”, completa.

O coordenador Pedagógico da SME, Francisco de Assis, relata que a experiência é gratificante por mostrar resultados rápidos e positivos em favor dos alunos.

“Um aluno que havia perdido a mãe há alguns anos atrás, teve um bloqueio, ninguém sabia o porquê da sua não aprendizagem, o mesmo foi inserido na turma do PAE, no início de março, ele estava atrás de um armário escrevendo uma frase, a professora foi até ele, quando se aproximou perguntou se ele estava escrevendo um bilhete pra namorada. O aluno respondeu com os olhos marejados, ‘não tia, estou escrevendo pra minha mãezinha que está no céu, vou levar até o local que ela foi enterrada’ é emocionante ver a evolução destas crianças e descobrir seus fatores motivacionais”, frisou.

Paródia feita pela professora Áurea para trabalhar em sala

“Preste atenção meus amigos, pois tudo que lhes digo é de coração.
O PAE é um projeto preciso que acaba com o perigo da tal evasão.
Muitas crianças reprovavam por não conseguirem prestar atenção.
E outras até desistiam por falta de interesse e de motivação
Sou feliz, por isso estou aqui…
Também quero me tornar um cidadão!!!
Isso é fantástico !
Parece mágico !
O ensino fica bem mais divertido.
Isso é fantástico!
Parece mágico!
O ensino fica bem mais divertido.
Sou feliz..
Por isso estou aqui…
Também quero me tornar um cidadão!
Super legal são as aulas, pois brincando aprendemos a nossa lição.
Pois, todo o grupo é unido e muda o sentido da educação
Sou feliz, por isso estou aqui…
Também quero me tornar um cidadão!
Sou feliz, por isso estou aqui
Também quero me tornar um cidadão…
Isso é fantástico!”

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