Cidades
Financiamento de R$ 140 milhões visa construção de pontes e trincheiras em Uberlândia
Projeto autorizando Prefeitura a fazer financiamento foi aprovado na última semana. Confira alguns locais onde vão concentrar as obras.
- / - G1 / FolhaMG
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/o/F/22kRKYTB2jDJpHedDKnQ/balaidas-2.jpg)
O município de Uberlândia irá contrair um financiamento de até R$ 140,2 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, para investir em cerca de 20 obras viárias nos próximos anos. No pacote de obras está prevista a construção de pontes e trincheiras, entre outras intervenções, especialmente na zona sul da cidade.
A proposta autorizando a Prefeitura a contratar a operação de crédito foi aprovada em segunda discussão na Câmara Municipal, na última semana, por 22 votos favoráveis e um contrário. A linha de crédito destinada a investimentos em saneamento ambiental e infraestrutura urbana terá um período de carência de 24 meses e prazo de até dez anos para pagamento.
As obras têm como objetivo garantir maior fluidez ao tráfego urbano e segurança em alguns pontos críticos que necessitam de intervenções viárias.
Segundo as informações da Prefeitura de Uberlândia, o pacote dá continuidade ao programa Uberlândia Integrada, que teve a primeira etapa criada pelo prefeito Odelmo Leão em 2011. O programa propiciou a construção da trincheira na Avenida Balaiadas no ano seguinte e, agora, a via será contemplada com a continuidade das obras de melhoria.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/06/14/estrutura_sem_protecao_st.jpg)
Nova travessia será construída na Ponte do Rio Uberabinha próximo ao Praia Clube (Foto: Reprodução/TV Integração)
Obras
Serão mais de 20 obras em 11 intervenções nas regiões leste, oeste, sul e central. O setor sul terá a maior concentração dos trabalhos incluindo a construção de pelo menos quatro pontes no entorno do Rio Uberabinha e passagem inferior no cruzamento das avenidas Nicomedes Alves dos Santos com a Vinhedos.
Também está prevista a construção de trincheiras na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Planalto, e um viaduto na região do Bairro Cidade Jardim, próximo ao Topas Motel.
A Prefeitura de Uberlândia não disponibilizou a lista completa e cronograma para execução das obras do programa Uberlândia Integrada II - Inclusão Social e Urbana, mas o G1 conseguiu algumas delas junto a vereadores da cidade. Confira:
- Construção de viaduto e duplicação de vias no trevo da Avenida Getúlio Vargas que dá acesso à BR-497 , no Bairro Cidade Jardim;
- Construção de ponte sobre o Rio Uberabinha ligando o Bairro Patrimônio ao Cidade Jardim;
- Construção de trincheira entre as avenidas Vinhedos e Nicomedes Alves dos Santos, no setor universitário;
- Duplicação da ponte sobre o Rio Uberabinha na Avenida Vinhedos;
- Duplicação de ponte para prolongar a Rua da Carioca sentido ao Polo Tecnológico Sul;
- Construção de ponte para ligação da Avenida Ibiporã com a Rua dos Pica-Paus, ligando os condomínios residenciais da região;
- Implantação de nova travessia na ponte próxima ao Praia Clube (no fim da Avenida Rondon Pacheco);
- Construção de passagem inferior no trevo do Bairro Alvorada;
- Construção de viadutos sobre a ferrovia, ligando os bairros Custódio Pereira e Alto Umuarama;
- Construção de viaduto sobre a ferrovia no Bairro Nossa Senhora das Graças;
- Construção de passagem inferior na Rua Haia, no Bairro Tibery, próximo ao supermercado Makro;
- Obras de melhorias na Avenida Balaiadas;
- Obras de melhorias no fim da Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Planalto, com construção de pontes, prolongamento e trincheiras ligando às rodovias BR-497 (sentido a Prata) e à MGC-455 (sentido a Campo Florido);
- Obras de melhorias na Rua México e no Viaduto da João Pessoa.