Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Igreja Católica realiza programação na Quarta-feira de Cinzas em Belém

Missas são realizadas em vários horários nas igrejas da capital nesta quarta-feira, 14. Arcebispo fala sobre a Campanha da Fraternidade 2018.

 

A Quarta-feira de Cinzas representa o início da Quaresma, período em que católicos e algumas comunidades cristãs se preparam para a Páscoa, quando é lembrada a morte e ressurreição de Cristo. Em Belém, a Igreja Católica realiza uma programação de missas para este dia.

Veja os horários das Missas de Cinzas:

  • Basílica Santuário de Nazaré
    7h; 8h30; 12h e 18.
  • Catedral de Belém
    7h; 9h; 19h.

Quarta-feira de Cinzas

Para a igreja, a data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a Sexta-feira Santa anterior ao domingo de Páscoa.

“Hoje começamos oficialmente o período mais importante liturgicamente para a igreja e para humanidade, a Quaresma, que são os 40 dias antes da Páscoa. É importantíssimo, o desejo de Deus em toda história da salvação, que quer que o homem se converta e entenda que sozinho não dá conta. Se distanciar das coisas desse mundo que são hipócritas e enganam a humanidade para a fonte da felicidade, que é Deus”, explica o Padre Giovane Incampo, da Basílica de Nazaré.

Neste dia é celebrada a tradicional missa das Cinzas. As cinzas utilizadas são da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. O celebrante utiliza essas cinzas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel.

Sobre o jejum, o padre explica o que é mais importante nesse período de reflexão e conversão. “Nós que somos muito apegados às coisas materiais pensamos em jejum, sacrifício, penitência. Mas a vontade de Deus não é tanto material, é mudar a nossa mentalidade, nos desbloquear de todo apego ao material pensando que nossa vocação: direcionar vida para com Deus”, disse ainda o padre.

Campanha da Fraternidade 2018

Neste primeiro dia da Quaresma, o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, apresenta detalhes sobre a abertura da Campanha da Fraternidade 2018, que será lançada no sábado (17), no Ginásio Municipal Poliesportivo em Marituba. A campanha que traz o tema: “Fraternidade e superação da violência”, com lema “Em Cristo somos todos irmãos”, em uma referência ao evangelho de São Matheus, tem o objetivo de superar a violência, promovendo a fraternidade, a paz e a justiça à luz da palavra de Deus.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE