Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Igreja Católica realiza programação na Quarta-feira de Cinzas em Belém

Missas são realizadas em vários horários nas igrejas da capital nesta quarta-feira, 14. Arcebispo fala sobre a Campanha da Fraternidade 2018.

 

A Quarta-feira de Cinzas representa o início da Quaresma, período em que católicos e algumas comunidades cristãs se preparam para a Páscoa, quando é lembrada a morte e ressurreição de Cristo. Em Belém, a Igreja Católica realiza uma programação de missas para este dia.

Veja os horários das Missas de Cinzas:

  • Basílica Santuário de Nazaré
    7h; 8h30; 12h e 18.
  • Catedral de Belém
    7h; 9h; 19h.

Quarta-feira de Cinzas

Para a igreja, a data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a Sexta-feira Santa anterior ao domingo de Páscoa.

“Hoje começamos oficialmente o período mais importante liturgicamente para a igreja e para humanidade, a Quaresma, que são os 40 dias antes da Páscoa. É importantíssimo, o desejo de Deus em toda história da salvação, que quer que o homem se converta e entenda que sozinho não dá conta. Se distanciar das coisas desse mundo que são hipócritas e enganam a humanidade para a fonte da felicidade, que é Deus”, explica o Padre Giovane Incampo, da Basílica de Nazaré.

Neste dia é celebrada a tradicional missa das Cinzas. As cinzas utilizadas são da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. O celebrante utiliza essas cinzas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel.

Sobre o jejum, o padre explica o que é mais importante nesse período de reflexão e conversão. “Nós que somos muito apegados às coisas materiais pensamos em jejum, sacrifício, penitência. Mas a vontade de Deus não é tanto material, é mudar a nossa mentalidade, nos desbloquear de todo apego ao material pensando que nossa vocação: direcionar vida para com Deus”, disse ainda o padre.

Campanha da Fraternidade 2018

Neste primeiro dia da Quaresma, o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, apresenta detalhes sobre a abertura da Campanha da Fraternidade 2018, que será lançada no sábado (17), no Ginásio Municipal Poliesportivo em Marituba. A campanha que traz o tema: “Fraternidade e superação da violência”, com lema “Em Cristo somos todos irmãos”, em uma referência ao evangelho de São Matheus, tem o objetivo de superar a violência, promovendo a fraternidade, a paz e a justiça à luz da palavra de Deus.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326.

 

 

 

Veja mais:

PUBLICIDADE
Personalidades Os 23 atores de séries mais bem pagos
Variedades Dezoito esculturas na areia que são verdadeiras obras de arte
Turismo Incríveis lugares abandonados
Saúde e Bem Estar 7 cuidados que devemos ter quando vamos entrar ou sair do inverno
Saúde e Bem Estar Você pode manter a firmeza dos seios por mais tempo
Ciência Fotos do primeiro dinossauro do mundo em perfeito estado são divulgadas
Culinária Bolo de leite condensado (sem farinha)
Comportamento Padrões de beleza feminina em 15 diferentes países. Brasileiros são mais exigentes.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE