Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Terça de carnaval é marcada pelo desfile dos tradicionais blocos de rua em Santarém

Blocos da Tesoura, Porco Elétrico, Virgens do Marabarca, Camaleão e Acari são algumas das opções para os brincantes que procuram animação neste feriado.

 
 -  Arrastão do bloco do Porco Elétrico em Santarém  Foto: Fábio Cadete/G1
Arrastão do bloco do Porco Elétrico em Santarém Foto: Fábio Cadete/G1

Os tradicionais blocos carnavalescos são os principais responsáveis pela folia da terça-feira de carnaval (13) em Santarém, oeste do Pará. Bloco da Tesoura, Porco Elétrico, Virgens do Marabarca, Acari e Camaleão são algumas das opções para os brincantes que procuram animação na cidade.

No bairro Aeroporto Velho o Porco Elétrico puxa outros blocos, que se agregam no decorrer do percurso na Avenida Marajoara. Ostene Carlos Costa, um dos organizadores, garante que é uma brincadeira feita com seriedade. "A gente trabalha na organização meses antes, e hoje é a finalização, o resultado. 'Porco elétrico' é o carro- chefe, mas deve entrar mais uns quatro blocos no decorrer do percurso", disse o coordenador, que de forma contagiante comanda a brincadeira.

O bloco do Acari, que já tem cinco anos de tradição é um dos blocos que são arrastados pelo Porco Elétrico. "A gente pegou uma ideia de nossos amigos do Porco Elétrico e quisemos ressaltar algo regional, e o nome escolhido foi o Acari, que é um peixe fortemente consumido na região", disse o diretor do bloco do Acari, Adailson Sá.

Diretor do bloco do Acari, Adailson Sá, no carro-som que leva o símbolo do bloco (Foto: Fábio Cadete/G1) Diretor do bloco do Acari, Adailson Sá, no carro-som que leva o símbolo do bloco (Foto: Fábio Cadete/G1)

Diretor do bloco do Acari, Adailson Sá, no carro-som que leva o símbolo do bloco (Foto: Fábio Cadete/G1)

Os blocos têm como lema: "A união faz a diferença", por ser uma iniciativa coletiva dos moradores da área, que unidos realizam o arrastão. Os cuidados vão desde o isolamento da área do percurso - onde é proibida a permanência e trânsito de veículos -, à atenção para os trios elétricos não tocarem nos fios de energia.

O amido de milho e o spray de espuma não são exclusividade do 'mela-mela' - carnaval realizado tradicionalmente em Alter do Chão. Nos blocos os brincantes também usam esses tipos de produtos de forma divertida. "Toda diversão é válida, contanto que seja saudável e não invada o espaço do outro. Admiro o carnaval, a diversão, e a magia da alegria nesse período, mas eu prefiro ficar no meu cantinho, assistindo de longe", comentou Maria Ferreira, que assistiu o desfile dos blocos da porta de casa.

Foliões do bloco Virgens do Marabarca se vestem de mulher para o arrastão (Foto: Fábio Cadete/G1) Foliões do bloco Virgens do Marabarca se vestem de mulher para o arrastão (Foto: Fábio Cadete/G1)

Foliões do bloco Virgens do Marabarca se vestem de mulher para o arrastão (Foto: Fábio Cadete/G1)

Diferente fez a brincante Clara Araújo, que gosta mesmo é de ir na frente do trio. "Gosto de carnaval assim, com as tradicionais marchinhas de rua e de forma tranquila, entre amigos do bairro", disse a dona de casa.

Dona de casa, Clara Araújo, brincante do Bloco Porco Elétrico (Foto: Fábio Cadete/G1) Dona de casa, Clara Araújo, brincante do Bloco Porco Elétrico (Foto: Fábio Cadete/G1)

Dona de casa, Clara Araújo, brincante do Bloco Porco Elétrico (Foto: Fábio Cadete/G1)

Já o bloco do Camaleão, do bairro Laguinho, fez a festa para os brincantes na orla da cidade. "Já tem tanto tempo que a gente faz essa brincadeira que nem lembro quantos anos já se passaram desde que fundamos. É uma festa que recebe famílias de muitos bairros como Caranazal, Mapiri, entre outros", explicou Jurandir Azevedo da diretoria do bloco do Camaleão.

Foliões no Bloco do Camaleão. Amido de milho é usado como brincadeira (Foto: Fábio Cadete/G1) Foliões no Bloco do Camaleão. Amido de milho é usado como brincadeira (Foto: Fábio Cadete/G1)

Foliões no Bloco do Camaleão. Amido de milho é usado como brincadeira (Foto: Fábio Cadete/G1)

Um dos blocos mais animados é o das Virgens do Marabarca, que sai todo ano da Avenida Marabá. O bloco é diferenciado dos outros, pois as fantasias dos homens obrigatoriamente devem ser de mulher.

Nesta terça-feira de carnaval ainda tem mais festa pela noite. A festa do Bloco "Só no Mapiri que tinha", que será na Praça em frente à Igreja Menino Jesus.

Arrastão do Bloco Virgens do Marabarca  (Foto: Fábio Cadete/G1) Arrastão do Bloco Virgens do Marabarca  (Foto: Fábio Cadete/G1)

Arrastão do Bloco Virgens do Marabarca (Foto: Fábio Cadete/G1)

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE