Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

Facebook inicia em março teste de serviço de assinatura de notícias no iOS

Empresas de mídia podem implantar assinatura de conteúdo publicado na rede social e visto no iOS. Testes já ocorrem no Android desde 2017.

 
 -  Logotipo do Facebook.  Foto: France Presse
Logotipo do Facebook. Foto: France Presse

O Facebook vai permitir em março que veículos de imprensa criem serviços de assinatura dentro da rede social em aplicativos para iOS, sistema operacional da Apple. A iniciativa funcionará como um teste, nos mesmos moldes do que já ocorre no Android desde outubro do ano passado.

A informação foi dada por Campbell Brown, diretora de parcerias do Facebook com a mídia, durante um evento promovido pelo site Recode nesta segunda-feira (12).

'Paywall'

O sistema criado pelo Facebook permite que publicadores de notícias apliquem uma camada de “paywall” às notícias publicadas por eles na rede social. Esse é um modelo de assinaturas em que leitores podem ler uma quantidade de notícias por mês –entre cinco e dez artigos.

Só que, ao atingir esse teto, só continuam a ler se optarem por virar assinantes. No mês seguinte, a contagem é reiniciada.

Esse é um modelo de negócio já aplicado por diversos veículos de mídia, de jornais a revistas, no Brasil e no mundo. Como o Google não impôs obstáculos, os testes no Android já ocorriam desde o fim do ano passado apenas nos Estados Unidos.

Facebook x Apple

A iniciativa só chegará no próximo mês ao iOS, porque a Apple se opunha a abrir mão de uma porcentagem do dinheiro arrecadado com as assinaturas feitas em seus aparelhos. A taxa da Apple pode chegar até 30% da receita mensal de serviços com sistemas de assinatura. O intuito do Facebook, no entanto, é repassar todo o dinheiro aos veículos de imprensa.

Durante o evento do Recode, Campbell afirmou que a divergência entre Apple e Facebook foi resolvida. Por isso, os testes no iOS começam em 1º de março.

Vídeos jornalísticos

A diretora de parcerias com a mídia do Facebook também anunciou que os vídeos jornalísticos ganharão um novo espaço na sessão de vídeo da rede social.

A Watch será destinada a abrigar vídeos jornalísticos. A seção poderá ser usada por veículos de mídia para publicar notícias urgentes.

Para Adam Mosseri, vice-presidente do Facebook, que também participou do evento, acredita que essa área pode ser bastante acessada durante grandes eventos.

Facebook x Murdoch

Campbell comentou ainda a recente declaração de Rupert Murdoch, presidente da News Corp. Para ele, o Facebook deve pagar aos veículos de imprensa pelas notícias expostas na rede social.

"Nunca diga nunca", disse a diretora, acrescentando que o Facebook não deve pagar publicadores por seu conteúdo.

 

 

 

Veja mais:

PUBLICIDADE
Variedades Estudo diz que pessoas de olhos castanhos transmitem mais confiança
Ecologia Cuidado ao deixar seu animal sozinho, ele poder ter ideias nada divertidas
Saúde e Bem Estar Como a cor do cabelo pode fazê-la parecer mais magra?
Saúde e Bem Estar No inverno a pele também merece cuidados
Ciência Informações incríveis que demonstram que temos um corpo cheio de surpresas
Comportamento Penetração dolorosa: causas e remédios para lidar com isso
Turismo Castelo de Himeji - entre o mito e a história
Variedades Saiba porque os pacotes de batatas tem tanto ar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE