Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Bom humor e criatividade de foliões animam o bloco '''A Banda''', em Macapá

Personagens do cinema, videogame, memes da internet e celebridades inspiraram fantasias. Mais de 170 mil foliões percorreram o Centro da capital nesta terça-feira 13 .

 
 -  Foliões no bloco A Banda, em Macapá, se inspiraram na cantora Anitta  Foto: Fabiana Figueiredo/G1
Foliões no bloco A Banda, em Macapá, se inspiraram na cantora Anitta Foto: Fabiana Figueiredo/G1

O bom humor e a criatividade nas fantasias foram elementos que animaram a festa do tradicional bloco A Banda, que saiu nas ruas no Centro de Macapá nesta terça-feira (13). A passagem do bloco, que acontece há 53 anos na capital, levou mais de 170 mil foliões para as ruas, como era o esperado, informou a organização do evento.

Além das consagradas fantasias de homem vestido de mulher, o unicórnio e sereias dominaram as ruas do cortejo de carnaval. Personagens do cinema, videogame, quadrinhos, memes da internet e celebridades também foram temas das vestimentas dos brincantes.

A Banda levou mais de 170 mil foliões para as ruas do Centro de Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1) A Banda levou mais de 170 mil foliões para as ruas do Centro de Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

A Banda levou mais de 170 mil foliões para as ruas do Centro de Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

“É gratificante ultrapassar todos os limites e todos se divertindo, seja rico ou pobre, reunidos no bloco. A Banda é de todos e buscamos parcerias para que essa festividade possa abrilhantar o carnaval amapaense”, destacou o organizador Carlos Wilson.

Folionas fantasiadas de enfermeiras durante passagem do bloco A Banda (Foto: Fabiana Figueiredo/G1) Folionas fantasiadas de enfermeiras durante passagem do bloco A Banda (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Folionas fantasiadas de enfermeiras durante passagem do bloco A Banda (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Em diversos pontos, famílias que não foram atrás dos trios também celebraram o carnaval acompanhando a passagem d’A Banda em casa ou em algum ponto do trajeto, como o servidor público João Menezes, de 57 anos, que assistiu ao bloco no pátio da residência localizada no bairro Trem.

“Todos os anos recebo os familiares na terça-feira de carnaval para comemorar a data e ver A Banda passar, já que moro em uma das ruas do percusso. Gostamos de nos divertir e também de ver a diversão em conjunto”, destacou.

Funkeira Jojo Todynho inspirou fantasia de folião no bloco A Banda, em Macapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1) Funkeira Jojo Todynho inspirou fantasia de folião no bloco A Banda, em Macapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Funkeira Jojo Todynho inspirou fantasia de folião no bloco A Banda, em Macapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

A concentração iniciou às 14h na praça Veiga Cabral, no Centro e o percurso iniciou por volta de 15h, seguindo pelas seguintes vias: Rua Cândido Mendes, Avenida Henrique Galúcio, Rua Tiradentes, Avenida Feliciano Coelho, Rua Leopoldo Machado, Avenida Ernestino Borges, com chegada à Rua São José, na praça Barão do Rio Branco.

Neste ano, os cinco bonecos que são marcas do bloco - Chicona, Cutião, Anhanguera, Ari e Iracema - desfilaram com nova estrutura, de quase 4 metros, cada um. Os ajustes foram feitos por professores, alunos e instrutores de cursos de custura industrial e construção civil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Bloco A Banda levou mais de 170 mil foliões para as ruas de Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1) Bloco A Banda levou mais de 170 mil foliões para as ruas de Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

Bloco A Banda levou mais de 170 mil foliões para as ruas de Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

Segurança

Um esquema foi montado por órgãos de segurança do Amapá, para manter a tranquilidade dos foliões durante a passagem, que contou com quase 800 agentes, entre policiais militares e civis, bombeiros e guardas municipais, além de viaturas e motocicletas.

Mais de 300 policiais militares ficaram concentrados em pontos estratégicos na passagem do bloco   (Foto: Fabiana Figueiredo/G1) Mais de 300 policiais militares ficaram concentrados em pontos estratégicos na passagem do bloco   (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Mais de 300 policiais militares ficaram concentrados em pontos estratégicos na passagem do bloco (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Informações preliminares da Polícia Militar (PM) não apontam para registros de ocorrências graves durante o percurso do bloco. Equipes estavam espalhadas por todo o trajeto, além de homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e Guarda Civil Municipal.

O trânsito e o fechamento das vias próximas ao deslocamento de brincantes foram acompanhados pela Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) e pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Após o desfile do bloco, os trajetos foram liberados, mas as guarnições continuam as fiscalizações em pontos estratégicos.

Brincantes usam adesivo 'Não é Não' aderindo a campanha contra assédio no carnaval (Foto: Jéssica Alves/G1) Brincantes usam adesivo 'Não é Não' aderindo a campanha contra assédio no carnaval (Foto: Jéssica Alves/G1)

Brincantes usam adesivo 'Não é Não' aderindo a campanha contra assédio no carnaval (Foto: Jéssica Alves/G1)

“Não é Não”

Adesivos com os dizeres “Não é Não” foram usados por muitas mulheres no bloco. A iniciativa faz parte de uma campanha nacional, que alerta sobre casos de assédio no carnaval. No estado, a ação foi realizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM).

A campanha "Não é Não, Carnaval sem Assédio" distribuiu os adesivos com frases de incentivo e valorização das mulheres. As frases também incentivam as mulheres a usarem o 180 para denunciar os casos de assédio, informou a organização da campanha.

Ação social

A programação iniciou na manhã desta terça-feira, com uma ação social realizada no Centro Sociocultural do Bloco A Banda, que ofereceu serviços gratuitos de saúde, odontologia e beleza para a população e um caldo de carne para preparar os brincantes para a festa.

A Banda saiu pelas ruas do Centro de Macapá nesta terça-feira (13) (Foto: Jéssica Alves/G1) A Banda saiu pelas ruas do Centro de Macapá nesta terça-feira (13) (Foto: Jéssica Alves/G1)

A Banda saiu pelas ruas do Centro de Macapá nesta terça-feira (13) (Foto: Jéssica Alves/G1)

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

 

 

 

Veja mais:

PUBLICIDADE
Variedades O que realmente aconteceu com as vítimas do Titanic?
Humor 14 Construções muito estranhas
Personalidades TOP 100 mulheres mais bonitas do mundo 2018
Personalidades Os 23 atores de séries mais bem pagos
Saúde e Bem Estar Como tratar a pele seca no frio
Turismo Castelo Yester, as ruínas de uma contrução histórica envolta em misticidade
Turismo Vila construída embaixo de uma rocha
Saúde e Bem Estar Fumar ajuda perder peso? Veja como esse mito deixou doente milhões de adolescentes no mundo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE