Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Bloco Urubu Cheiroso arrasta multidão pelas ruas de Bragança

Bloco é o maior da cidade e sai às ruas há 25 anos.

 
 -  Bloco do Urubu Cheiroso tem como lema “Carnaval com alegria só se faz com fantasia”.  Foto: Márcio Ferreira/Agência Pará
Bloco do Urubu Cheiroso tem como lema “Carnaval com alegria só se faz com fantasia”. Foto: Márcio Ferreira/Agência Pará

Foliões fantasiados de personagens do cinema, de desenhos animados e videogames, da Grécia antiga e de personalidades do esporte desembarcaram na “Pérola do Caeté” na segunda-feira (12) para participar do “Urubu Cheiroso”, o maior bloco de Carnaval do município de Bragança, no nordeste do Pará.

Ao som de antigas marchinhas, cerca de 5 mil pessoas - entre jovens, adultos, crianças e até bebês -, seguiram pelas ruas do centro da cidade, passando pelas principais praças até a orla do Rio Caeté.

O Bloco Urubu Cheiroso, idealizado por alunos da UFPA em 1992, reúne um grande número de foliões na segunda-feira de Carnaval, véspera do desfile oficial dos blocos da cidade. Criado como forma de protesto contra os odores que exalavam do antigo matadouro da cidade (onde hoje é a Biblioteca Armando Bordalo, da UFPA) e do lixo acumulado na orla, o bloco conquistou o carinho do público.

Bloco do Urubu Cheiroso tem como lema “Carnaval com alegria só se faz com fantasia”. (Foto: Márcio Ferreira/Agência Pará) Bloco do Urubu Cheiroso tem como lema “Carnaval com alegria só se faz com fantasia”. (Foto: Márcio Ferreira/Agência Pará)

Bloco do Urubu Cheiroso tem como lema “Carnaval com alegria só se faz com fantasia”. (Foto: Márcio Ferreira/Agência Pará)

O casal Robson e Tainara, estudantes de Biologia, naturais de Castanhal e Capanema, respectivamente, se conheceram na cidade e, desde então, participam do bloco juntos e sempre fantasiados. “Este ano viemos de Moana e Maui, personagens da Disney. Passamos meses nos preparando para curtir esse carnaval. Já viemos de Pierrot e Colombina, gueixa e samurai, e a vontade é vir sempre, mesmo que um dia não estejamos mais morando aqui, vamos voltar com certeza”, afirmaram.

Casal fantasiado de Moana e Maui (Foto: Márcio Ferreira/Agência Pará) Casal fantasiado de Moana e Maui (Foto: Márcio Ferreira/Agência Pará)

Casal fantasiado de Moana e Maui (Foto: Márcio Ferreira/Agência Pará)

Durante a noite, já na orla do Caeté, o cantor Jeff Moraes e a Banda Tribo de Mani mantiveram a animação dos brincantes noite adentro. A variada programação carnavalesca de Bragança, que iniciou nos primeiros dias de fevereiro, proporciona lazer e entretenimento à população e aos visitantes, com desfile de escolas de samba e blocos, bailes de máscaras, concursos para escolha do Rei Momo, da musa do Carnaval e musa gay, e shows de bandas locais e regionais.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326

 

 

 

Veja mais:

PUBLICIDADE
Comportamento Algumas dicas que irão ajudá-lo a gastar menos dinheiro quando fizer compras
Variedades Já viu como funciona uma fechadura por dentro?
Ecologia Será que só os humanos perderam o sentido de amor?
Ecologia Tenha rosas em casa durante o ano todo
Comportamento Como você sabe se ele realmente é o homem certo para você?
Ciência Descobertas históricas que ainda permanecem pouco explicadas
Variedades Coisas absurdas mas que eram normais no passado
Ecologia Vídeo: Vespa se alimentando
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE