Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Supermercado britânico é acusado de sexismo por diferença de preço em cartão para Dia dos Namorados

Dia de São Valentim, santo padroeiro dos namorados, é comemorado na próxima quarta-feira; cartões ''para maridos'' estavam sendo vendidos por preço maior do que ''para esposas''.

 
 -  Cartões   34;para maridos  34; estavam sendo vendidos por preço maior do que   34;para esposas  34;  Foto: BBC
Cartões 34;para maridos 34; estavam sendo vendidos por preço maior do que 34;para esposas 34; Foto: BBC

Uma rede de supermercados britânica foi acusada de sexismo após a revelação de que estava vendendo cartões destinados a maridos por um preço mais alto do que os endereçados às esposas.

O cartão do Dia de São Valentim (santo padroeiro dos apaixonados e comemorado na próxima quarta-feira, 14) com os dizeres "for my wife" ("para a minha esposa", em tradução livre) custava 2 libras (cerca de 9,10 reais).

Já o preço era ligeiramente maior, 2,50 libras (R$ 11,40) para o cartão com os dizeres "for my husband" ("para o meu marido", em tradução livre).

A reportagem da BBC viu os cartões à venda na cidade de Stoke-on-Trent, mas clientes afirmaram tê-los encontrado por toda a região central da Inglaterra.

A Sainsbury's, rede de supermercados envolvida na polêmica, se desculpou pelo ocorrido e prometeu vender os cartões pelo mesmo preço - 2 libras. O novo preço já está em vigor desde a última quinta-feira.

Consumidoras ouvidas pela BBC acusaram o estabelecimento de sexismo. Elas afirmaram ter ficado "chocadas" e disseram que a diferença de preço "não era justa".

Para uma delas, as mulheres estavam sendo "roubadas".

Panos Sousounis, professor de economia e finanças na Universidade de Keele, no Reino Unido, sugere que a diferença de preço poderia estar ligada a suposições sobre os hábitos de compra das mulheres.

"Os varejistas acreditam que as mulheres estão mais dispostas a gastar dinheiro com um cartão para o Dia dos Namorados", diz ele.

"Então, eles colocam o preço mais alto", acrescenta.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE