Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Homenagem a Geraldo Pereira encerra '''Corredor da Folia''' em Juiz de Fora

Programação vai até segunda-feira 12 . Show celebrou centenário de nascimento de compositor juiz-forano.

 
 -  O compositor Geraldo Pereira  Foto: Reprodução / Internet
O compositor Geraldo Pereira Foto: Reprodução / Internet

A 8ª edição do “Corredor da Folia” terminou com a Homenagem ao Centenário de Geraldo Pereira, neste domingo (11), na Praça Antônio Carlos, Centro. A apresentação gratuita reuniu os sambistas Ney Gerald e Sandra Portella, além da bateria da Escola de Samba Unidos do Retiro. A programação do carnaval 2018 na cidade segue até segunda (12).

A homenagem destacou o trabalho do juiz-forano Geraldo Pereira, apontado como criador do chamado samba sincopado ou de gafieira. Nascido em 23 de abril de 1918, escreveu clássicos que já foram interpretados por João Gilberto (“Bolinha de papel”), Chico Buarque (“Sem Compromisso”), Cyro Monteiro e Olívia Byington (“Escurinho”), Cartola e Zizi Possi (“Escurinha”), Roberta Sá e Gal Costa (“Falsa Baiana”), Moreira da Silva (“Acertei no Milhar”) e Paulinho da Viola (“Você Está Sumindo”), entre outros.

Ele se mudou adolescente para morar com o irmão mais velho no Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro. Foi amigo de Carlos Cachaça, Nelson Cavaquinho e Nelson Sargento e aprendeu a tocar violão com Cartola e Aloísio Dias. Considerado um cronista da época, abordava nas músicas a realidade de pessoas humildes, a vida nas favelas, a malandragem carioca e o amor.

Geraldo Pereira trabalhou em uma fábrica de cerâmica, foi soprador de vidro e motorista do caminhão de limpeza urbana da Prefeitura do Rio de Janeiro. Boêmio, frequentemente estava envolvido em confusões. Morreu aos 37 anos, em maio de 1955, em consequência de uma hemorragia intestinal, após uma briga com a drag queen Madame Satã, na Lapa.

Eventos de carnaval em Juiz de Fora

Domingo (11)

15h: Milho Folia (evento com cobrança de ingresso)
Local: Quadra da G. R. E. S. União das Cores, Bairro Milho Branco

15h: 9º Carnaval de Marchinhas
Local: Praça Alfredo Lage, Bairro Manoel Honório

16h: Unidos do Bairro Floresta
Local: Alameda Mundo Novo, Bairro Floresta

Segunda-feira (12)

17h: Vai Quem Quer
Local: Parque Halfeld, Centro

17h: Xicleteiros
Local: Rua Alberto Guedes, Bairro Jardim Esperança

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE