Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Antônio Lemos: do legado de obras e urbanização às denúncias de corrupção

 
 - O Theatro da Paz e a Praça da República foram idealizados por Lemos.   Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará
O Theatro da Paz e a Praça da República foram idealizados por Lemos. Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

Não há como negar que Antônio José Lemos deixou um legado em Belém. Mas que isso: estrategista, no final do século 19 ele foi um homem à frente de sua época e fez das circunstâncias seu nome, que ecoa até hoje à sombra das construções dos mais importantes patrimônios históricos de nossa cidade.

No cargo de intendente –hoje prefeito- da capital paraense, entre 1897 e 1912, o político e jornalista, aproveitou o apogeu econômico da borracha, a imprensa e a disputa entre os regimes da Monarquia e República para tornar Belém o cartão postal da Amazônia. E conseguiu. No entanto, seu governo terminou em escândalo de corrupção. E, pelo próprio povo, foi convidado a se retirar da cidade.

A Paris n'América de Lemos era proibida à população mais pobre. (Foto: Divulgação

Maranhense, ele chegou à capital do Pará como jornalista aos 24 anos. Devido às suas habilidades com a escrita, Lemos conquistou um emprego no jornal A Província do Pará. De repórter ele chegou a dono do periódico assim que o proprietário, Dr. Assis, morreu. “A história mostra que ele tem uma participação na imprensa muito forte, e dela, começou a se mobilizar politicamente”, detalha o historiador Michel Pinho.

CONQUISTAS

Lemos passou a conquistar a sociedade paraense e transformou o seu jornal no terceiro maior de circulação do País naquela época. “Foi com o veículo que ele ganhou destaque, pois apoiava a proclamação da República. O jornal o autopromovia”, conta Pinho. Assim, aos 54 anos, o maranhense conquista o cargo de intendente de Belém, substituindo Antônio Joaquim da Silva Rosado. “Lemos estava no local certo, na hora certa e tinha dinheiro para chegar ao cargo”, lembra o historiador.

Praça Batista Campos é outro exemplo da urbanização da época. (Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

PROBLEMAS SOCIAIS ERAM MAQUIADOS

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE