Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

CEA e telefonia móvel lideram reclamações de consumidores no AP em 2017, diz Procon

No total foram feitas 7.812 atendimentos de consumidores, que buscaram o órgão. Ranking das dez empresas com mais registros foi divulgado na quarta-feira 10 .

 
 -  Responsável pela área de energia elétrica, ficou em primeiro lugar no ranking, com 977 reclamações  Foto: Jéssica Alves/G1
Responsável pela área de energia elétrica, ficou em primeiro lugar no ranking, com 977 reclamações Foto: Jéssica Alves/G1

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e empresas de telefonia móvel lideraram a lista de reclamações do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) em 2017. Os dados foram catalogados pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), e divulgados na quarta-feira (10).

A diretoria da CEA informou que vai apurar as reclamações que foram registradas no Procon e irá se pronunciar oficialmente sobre o assunto posteriormente.

A responsável pela energia elétrica no estado ficou em primeiro lugar no ranking, com 977 reclamações contra a empresa, correspondendo a 11,58% dos atendimentos no ano passado. Este é o terceiro ano consecutivo que a concessionária lidera o ranking de reclamações.

No total, foram feitas 7.812 atendimentos de consumidores que buscaram o órgão. As 4 empresas de telefonia móvel que fornecem o serviço no Amapá estão entre os 10 mais reclamados do ranking, somando cerca de 20% dos atendimentos, que corresponde a 1.493 reclamações.

Quatro empresas de telefonia móvel que fornecem o serviço no Amapá estão entre os dez mais reclamados (Foto: Reprodução/Rede Amazônica) Quatro empresas de telefonia móvel que fornecem o serviço no Amapá estão entre os dez mais reclamados (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Quatro empresas de telefonia móvel que fornecem o serviço no Amapá estão entre os dez mais reclamados (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Segundo o diretor-presidente do Procon, Eliton Chaves Franco, as áreas com maior número de atendimentos no instituto foram assuntos financeiros, serviços essenciais e serviços privados, ambos nos setores de alimentação e saúde.

“Essas foram as principais queixas dos consumidores, que buscaram o Procon expressando insatisfação quanto ao fornecimento de produtos ou serviços", reforçou Franco.

Sobre a energia elétrica, os problemas mais comuns foram o aumento repentino de contas, boletos duplicados, supostos erros de leitura, instalação de novos medidores, além da oscilação e queima de aparelhos.

O diretor da CEA, Anselmo Lima, informou que a companhia busca solucionar todas as reclamações registradas pelos consumidores, mas, como é a única a prestar o serviço no estado, a demanda é grande.

“Naturalmente, por fornecer energia elétrica em todo o Amapá, as reclamações são mais constantes. Apesar disso, sempre buscamos resolver junto aos consumidores os problemas corriqueiros que afetam o serviço”, destacou Lima.

Três instituições bancárias, que somam quase 10% das reclamações no Amapá (Foto: Jéssica Alves/G1) Três instituições bancárias, que somam quase 10% das reclamações no Amapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

Três instituições bancárias, que somam quase 10% das reclamações no Amapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

Outras empresas que estão no ranking são uma fornecedora de TV a cabo, com 2,79% das reclamações, e 3 instituições bancárias, que juntas somam quase 10%. Uma loja que vende móveis e eletrodomésticos ficou em 4º lugar na lista, com 268 registros.

O Procon completou que houve um aumento de aproximadamente 10% nas reclamações resolvidas através de conciliação e com benefícios para as duas partes.

“Hoje o Procon é um mecanismo para as reclamações individuais, pois temos acesso direto aos bancos, com as financeiras, empresas. Então seria mais plausível e menos penoso vir pelo Procon do que encarar todo o trâmite jurídico e processual”, orientou o diretor.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

 

 

 

Veja mais:

PUBLICIDADE
Variedades E se você colocar conhaque no cabelo?
Variedades Fotos curiosas que lhe farão pensar um pouco
Saúde e Bem Estar Receita simples alivia dores nas articulações
Variedades Você sabe quais são os lugares mais seguros no avião?
Comportamento Com que frequência os homens e mulheres pensam em sexo?
Saúde e Bem Estar Como ter as mãos lindas e suaves em apenas 60 segundos
Variedades Sexo ou corrida? O que exige mais do coração?
Comportamento O que você vê primeiro nesta imagem?
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE