Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Bombeiros do CE treinam como resgatar passageiros em elevadores; manter calma é 1ª orientação

Empresa responsável pela capacitação orienta que o resgate só pode ser feito por profissional técnico capacitado ou pelo Corpo de Bombeiros.

 

Uma equipe de 12 militares do Corpo de Bombeiros do Ceará participou nesta terça-feira (5) de um treinamento sobre o resgate de passageiros presos em elevadores. Regra da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) prevê que o resgate de passageiros presos em elevadores seja realizado somente por técnicos habilitados ou pelo Corpo de Bombeiros.

O capitão Francivaldo Melo, dos Bombeiros, comentou que a corporação realiza, em média, dois salvamentos de pessoas presas em elevadores na capital por semana. Manter a calma é primeira orientação. Ele diz que a principal causa de problemas é o sobrepeso, por excesso de pessoas nos equipamentos.

Em casos de emergências, como pessoas pessoas presas em elevadores, por exemplo, quem atende a ocorrência nos Bombeiros é o grupo de Busca e Salvamento. Deste modo, conforme o capitão, é importante estebelecer esse contato com as empresas responsáveis pela manutenção dos equipamentos.

Em caso de passageiro preso no elevador, é necessário seguir as seguintes medidas:

  • Chamar a empresa que responde pela manutenção do elevador;
  • Identificar o piso em que o elevador está parado;
  • Contatar o passageiro e tranquilizá-lo até a chegada do resgate;
  • Orientar o passageiro para que ele não tente sair do elevador sozinho;
  • Acionar o Corpo de Bombeiros diante de situações graves, fora de controle.

O capitão Melo também acrescenta que "o principal é o usuário manter a calma e não sair sozinho dos elevadores em caso de pane". "O principal é manter a calma. Depois, acionar a empresa responsável e, paralelamente, ligar para o Corpo de Bombeiros através do 190", contou.

As orientações foram repassadas para os agentes por técnicos da empresa Thyssenkrupp, que é responsável pela manutenção de cerca de 2.400 elevadores no estado. Segundo o gerente da empresa, Eduardo Nobre, o treinamento para os bombeiros seguiu as orientações estabelecidas pela

"O elevador é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo, mas imprevistos podem acontecer, pois ele é uma máquina. O elevador pode parar por uma série de imprevistos, como falta de energia, por exemplo. Mas, do ponto de vista da engenharia, é impossível que ele caia, devido aos diversos itens de segurança. Por isso, o importante é tentar conscientizar o usuário para manter a calma e acionar a empresa responsável", disse Nobre. Ele diz ainda que o maior número de incidentes em elevadores ocorre quando pessoas não capacitadas tentam auxiliar no resgate ou quando o próprio usuário tentar sair da cabine.

"Pessoas não capacitadas acabam atrapalhando em algumas situações. O que o usuário deve fazer é contatar imediatamente a assistência técnica da empresa para que um funcionário seja chamado com prioridade. Em último caso, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado", acrescentou.

 

 

 

Veja mais:

PUBLICIDADE
Política Os venezuelanos merecem Maduro como presidente?
Variedades Super Heróis em situações inusitadas
Turismo Mundo Subterrâneo: Um incrível reino descoberto depois de milhões de anos oculto
Artes Imagens de trabalho de Andrew Hickinbottom
Saúde e Bem Estar Comer batata frita no McDonalds pode livrar da calvície? há quem diga que sim
Comportamento 7 sinais de que você está em um relacionamento tóxico
Saúde e Bem Estar Livre-se de hematomas em apenas alguns minutos usando borra de café
Saúde e Bem Estar O que está acontecendo no nosso corpo se dormimos depois das 23 horas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE