Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Espaço Mineiraria dará um sabor especial à Feira Nacional do Artesanato

Produtores de café, cerveja artesanal, cachaça e doces estarão no evento

 
 -   Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O programa Mais Gastronomia, criado pelo Governo de Minas Gerais junto com a Codemig, não dorme no ponto. Continua ocupando espaços, marcando presença em eventos e dinamizando a cadeia produtiva do setor.

A 28ª Feira Nacional do Artesanato, considerada a maior da América Latina, terá a presença do Espaço Mineiraria, que, por sua vez, irá levar produtores de café, cerveja artesanal, cachaça, doces, compotas e derivados de jabuticaba – licores, geleias, molhos e outras delícias mineiras.

A Feira Nacional do Artesanato, que ocorrerá de 5 a 10 de dezembro no Expominas Belo Horizonte, terá cinco mil expositores de todo o Brasil que deverão mostrar seus produtos para cerca de 150 mil visitantes. A expectativa de vendas imediatas é de R$ 70 milhões.

 (Foto: Divulgação)  (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Expandindo a gastronomia mineira

O objetivo do governo mineiro é fortalecer toda a cadeia produtiva da gastronomia do Estado. Da agricultura aos restaurantes, da produção artesanal de alimentos às grandes indústrias do setor. O dinamismo com que esse objetivo é perseguido impressiona: Minas Gerais tornou-se o Estado que mais investe em gastronomia no País.

Entre as diferentes ações do programa Mais Gastronomia, um dos destaques é a Mineiraria, uma vitrine inovadora da culinária mineira, localizada no Barro Preto, em Belo Horizonte. Mas a ideia é que a Mineiraria não se restrinja a um endereço fixo. O conceito é itinerante, projetando as ações em eventos dentro e fora de Minas Gerais. Recentemente foi inaugurada a Cozinha-Escola Mineiraria no Mercado Central, um dos espaços gastronômicos mais badalados de BH.

A Mineiraria continuará se expandindo a outros pontos da capital, ao interior e também para fora do Estado, levando longe a diversidade da culinária mineira.

Marcando presença

Onde tem evento gastronômico que projete os produtos mineiros, lá está a Mineiraria. Ela fez parte do Festival Fartura – Comidas do Brasil. Ao lado de chefs e produtores de todos os estados brasileiros, dezenas de empreendedores mineiros exibiram e comercializaram doces, quitandas, queijos, café, cachaça, molhos, sorvetes e laticínios.

Na Superminas 2017, a Mineiraria e o Circuito Mineiro de Compras Sociais levaram mais de 50 produtores para expor seus produtos ao lado dos maiores nomes do mercado. O evento recebeu mais de 54 mil visitantes e gerou R$ 1,85 bilhão em negócios diretos, 8,9% a mais que no ano passado.

A 5ª Edição da Semana Internacional do Café, no Expominas, também teve a participação da Mineiraria. No evento, que reuniu profissionais e consumidores, foram promovidas viagens de compradores internacionais a fazendas e cooperativas, valorizando toda a cadeia produtiva, do plantio ao consumo.

Como se vê, os investimentos no programa Mais Gastronomia estão trazendo resultados positivos. E justificando cada centavo investido.

Codemig

 

 

 

Veja mais:

PUBLICIDADE
Variedades Veja como é ser mendigo em diferentes partes do mundo
Comportamento Psicanálise: A, B, C ou D? Qual dos homens primeiro será ferido? diz muito sobre o seu inconsciente
Notícias A incrível estrutura metálica do novo terminal do aeroporto de Pequim
Imagens TOP 30 fotos impressionantes capturadas no momento certo
Comportamento Os moles que você tem em seu corpo podem revelar coisas sobre você - acredita disso?
Saúde e Bem Estar Cuidado com o que você faz para ter um estilo de vida saudável.
Turismo Castelo de Himeji - entre o mito e a história
Ciência Crânio encontrado em West Sussex sugere que as praias da região foram usadas como cemitérios
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE