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Espaço Mineiraria dará um sabor especial à Feira Nacional do Artesanato

Produtores de café, cerveja artesanal, cachaça e doces estarão no evento

 
 -   Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O programa Mais Gastronomia, criado pelo Governo de Minas Gerais junto com a Codemig, não dorme no ponto. Continua ocupando espaços, marcando presença em eventos e dinamizando a cadeia produtiva do setor.

A 28ª Feira Nacional do Artesanato, considerada a maior da América Latina, terá a presença do Espaço Mineiraria, que, por sua vez, irá levar produtores de café, cerveja artesanal, cachaça, doces, compotas e derivados de jabuticaba – licores, geleias, molhos e outras delícias mineiras.

A Feira Nacional do Artesanato, que ocorrerá de 5 a 10 de dezembro no Expominas Belo Horizonte, terá cinco mil expositores de todo o Brasil que deverão mostrar seus produtos para cerca de 150 mil visitantes. A expectativa de vendas imediatas é de R$ 70 milhões.

 (Foto: Divulgação)  (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Expandindo a gastronomia mineira

O objetivo do governo mineiro é fortalecer toda a cadeia produtiva da gastronomia do Estado. Da agricultura aos restaurantes, da produção artesanal de alimentos às grandes indústrias do setor. O dinamismo com que esse objetivo é perseguido impressiona: Minas Gerais tornou-se o Estado que mais investe em gastronomia no País.

Entre as diferentes ações do programa Mais Gastronomia, um dos destaques é a Mineiraria, uma vitrine inovadora da culinária mineira, localizada no Barro Preto, em Belo Horizonte. Mas a ideia é que a Mineiraria não se restrinja a um endereço fixo. O conceito é itinerante, projetando as ações em eventos dentro e fora de Minas Gerais. Recentemente foi inaugurada a Cozinha-Escola Mineiraria no Mercado Central, um dos espaços gastronômicos mais badalados de BH.

A Mineiraria continuará se expandindo a outros pontos da capital, ao interior e também para fora do Estado, levando longe a diversidade da culinária mineira.

Marcando presença

Onde tem evento gastronômico que projete os produtos mineiros, lá está a Mineiraria. Ela fez parte do Festival Fartura – Comidas do Brasil. Ao lado de chefs e produtores de todos os estados brasileiros, dezenas de empreendedores mineiros exibiram e comercializaram doces, quitandas, queijos, café, cachaça, molhos, sorvetes e laticínios.

Na Superminas 2017, a Mineiraria e o Circuito Mineiro de Compras Sociais levaram mais de 50 produtores para expor seus produtos ao lado dos maiores nomes do mercado. O evento recebeu mais de 54 mil visitantes e gerou R$ 1,85 bilhão em negócios diretos, 8,9% a mais que no ano passado.

A 5ª Edição da Semana Internacional do Café, no Expominas, também teve a participação da Mineiraria. No evento, que reuniu profissionais e consumidores, foram promovidas viagens de compradores internacionais a fazendas e cooperativas, valorizando toda a cadeia produtiva, do plantio ao consumo.

Como se vê, os investimentos no programa Mais Gastronomia estão trazendo resultados positivos. E justificando cada centavo investido.

Codemig

 

 

 

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