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Delegado pede novo prazo para conclusão do inquérito sobre naufrágio de empurrador

Tiago Mendes avalia que precisará de mais 20 a 30 dias para concluir o inquérito. Delegado aguarda laudos da perícia.

 
 -  Delegado Tiago Mendes quer ver posição de botões de acionamento da cabine de comando do empurrador  Foto: Reprodução/TV Tapajós
Delegado Tiago Mendes quer ver posição de botões de acionamento da cabine de comando do empurrador Foto: Reprodução/TV Tapajós

Responsável pelas investigações da Polícia Civil acerca das circunstâncias do acidente que provocou o naufrágio do empurrador CXX, da empresa de transportes Bertolini, e a morte de nove pessoas [sete tripulantes e dois passageiros], o delegado Tiago Mendes pediu nova prorrogação do prazo para conclusão do inquérito.

A batida entre o empurrador e o navio Mercosul Santos aconteceu no dia 2 de agosto de 2017, por volta das 4h30, no Rio Amazonas, município de Óbidos, oeste do Pará. Na embarcação, viajam 11 pessoas, sendo que dois tripulantes – Euclinger Costa e César da Silva – sobreviveram após caírem no rio e serem socorridos por um pequeno barco.

Segundo o delegado, que acompanhou de perto a operação de içamento do empurrador e resgate dos corpos, a cabine de comando está parcialmente destruída, mas ele pretende entrar lá para ver se encontra vestígios de equipamentos e a posição dos botões de acionamento. “Isso é muito importante para a condução do inquérito. Nós pedimos prorrogação do prazo e aguardamos deferimento, até porque não seria prudente terminar o inquérito sem ao menos um laudo provisório da perícia sobre o posicionamento dos corpos encontrados. Isso também diz muita coisa da dinâmica do evento, do que aconteceu naquele momento”, frisou.

Leia também: Rebocador é içado 4 meses após acidente com navio no rio Amazonas, no Pará

Desde a abertura do inquérito, somente duas pessoas foram indiciadas, que são o prático e o imediato do navio Mercosul Santos, ouvidos pelo delegado antes da liberação para que a embarcação pudesse seguir viagem.

Mendes disse que a perícia vai apontar alguns elementos que podem esclarecer as questões de manobra. “Manobras essas que pelos depoimentos e pelos áudios que nós coletamos da gravação do DVR do navio já nos dão uma indicação do que pode ter acontecido com relação às manobras ali no momento do acidente. Ocorre que alguns desses detalhes nós encontramos aqui na própria embarcação. O próprio leme está inclinado para uma manobra a boreste (direita) que é adotada justamente para evitar o abalroamento. Então, a gente percebe que a embarcação pelo menos tentou executar essa manobra de saída para a margem direita”, pontuou.

De tudo o que foi visto pela polícia no acompanhamento ao trabalho de remoção dos corpos de dentro do empurrador, um fato chamou atenção. “Hoje (6) aconteceu uma coisa interessante, que foi a passagem do navio Mercosul Santos do outro lado do rio, no momento em que a operação de resgate dos corpos estava acontecendo. Parece até ironia do destino, as embarcações envolvidas no acidente ficaram próximas outra vez, no mesmo local”, observou Mendes.

Cabine de comando do empurrador CXX ficou parcialmente destruída, mas leme está inclinado à direita (Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós) Cabine de comando do empurrador CXX ficou parcialmente destruída, mas leme está inclinado à direita (Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós)

Cabine de comando do empurrador CXX ficou parcialmente destruída, mas leme está inclinado à direita (Foto: Débora Rodrigues/TV Tapajós)

Objetos encontrados

Antes de deixarem o município de Óbidos com destino a Santarém, familiares das vítimas do naufrágio relataram sobre objetos e joias que podem ajudar a identificar os corpos e também pediram para ter acesso ao que for encontrado.

“Em relação aos pertences das vítimas, para tudo o que está sendo encontrado, está sendo adotado o padrão internacional. Tudo está sendo catalogado para o inquérito e também para ser entregue às famílias, posteriormente”, assegurou o delegado Tiago Mendes.

*Colaborou a repórter Débora Rodrigues/TV Tapajós

 

 

 

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