Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Hemominas homenageia recordistas de doação de sangue e plaquetas em Juiz de Fora

Mais de 220 pessoas que doaram mais de 25 vezes receberão diplomas em evento nesta quinta-feira 7 . Unidade espera incentivo ao comparecimento para manter estoque no fim do ano.

 
 -  Evento homeageia gesto de solidariedade e incentiva retorno e outros doadores, destacou assistente social da Hemominas  Foto: TV Integração/Reproduçã
Evento homeageia gesto de solidariedade e incentiva retorno e outros doadores, destacou assistente social da Hemominas Foto: TV Integração/Reproduçã

Um agradecimento por um gesto solidário. O Hemocentro Regional de Juiz de Fora realiza a cerimônia de diplomação dos 226 doadores de sangue e plaquetas que superaram 25 doações nesta quinta-feira (7) a partir das 8h30 no Sport Club.

Serão entregues 21 diplomas da categoria Diamante, para quem fez mais de 50 doações; 57 da categoria Ouro, que homenageia os que realizaram de 35 a 49 doações e 148 na categoria prata, entre 25 a 34 doações.

"É uma ação de fidelização do doador, para incentivar que ele continue doando nos prazos regulares, a cada três meses para os homens e a cada quatro para as mulheres e também para servir de exemplo para que outras pessoas comecem", explicou a assistente social do setor de captação de doadores, Thaysi Ribeiro Melo.

Em 2013, o G1 conversou com dois destes doadores recordistas sobre as razões levaram a fazer a primeira doação e a voltar sempre. De acordo com assistente social, a maior inspiração destes doadores fiéis é a vontade de ajudar. "A maioria é voluntário, vem pela ação de solidariedade mesmo. Temos também aqueles que vieram motivados por algum caso envolvendo familiar ou amigo e permaneceram doando porque viram a importância do gesto", ressaltou.

O gesto de doação está necessário. Atualmente, os estoques dos tipos sanguíneos de RH negativos estão 20% abaixo do necessário para atendimento. "Vivemos de um período bom, por causa da programação da Semana do Doador em novembro, mas agora já registramos queda. E em dezembro, enfrentamos a dificuldade da presença das pessoas por causa da época de festas e das férias.", Thaysi Ribeiro Melo.

Como ser doador

A Hemominas em Juiz de Fora funciona na Rua Barão de Cataguases, sem número, no Centro, ao lado do Mergulhão. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e aos sábados, das 7h às 11h. A unidade atende a 57 hospitais em 27 cidades da região.

Para doar sangue, o candidato deverá estar alimentado e em condições plenas de saúde. Ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento original que contenha foto, filiação e assinatura. É necessário ter mais de 50 kg e, para quem já é doador, respeitar o intervalo de doação, que para mulheres é de 90 dias e, para os homens, 60 dias.

A doação pode ser agendada pelo telefone 155 opção 8, ou do site da Fundação ou pelo aplicativo MGApp. Moradores de cidades da região que quiserem trazer caravana, aos sábados devem agendar no setor de captação pelos telefones (32) 3257-3171 ou (32) 3257-3172.

 

 

 

PUBLICIDADE
Saúde e Bem Estar Os pesquisadores encontraram a melhor razão para se comer chocolate
Comportamento O teste de PSICOLOGIA mais famoso: diga o que vê na foto e saiba um pouco mais sobre você
Ecologia Artista Sophie Gamand fotografa pit bulls com florais para mostrar seu lado suave e incentivar adoção
Ciência Crânio encontrado em West Sussex sugere que as praias da região foram usadas como cemitérios
Mangás e Animes 15 frases de Homer Simpson que demonstram sua sabedoria
Imagens 13 enganos em fotos
Variedades "Siga-me" se transforma em uma versão sexy
Ecologia Meu Jardim: Vespas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE