Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

Petição contra tela '''sugestiva''' do Met reúne mais de 9 mil assinaturas em Nova York

Participantes consideram imagem inapropriada, em meio a denúncias de crimes sexuais nos EUA. Fonte próxima ao museu diz que tela não deve ser retirada.

 
 -  A pintura 'Teresa sonhando'  1938 , do artista franco-polonês conhecido como Balthus, em exposição no Met de Nova York  Foto: Thomas URBAIN / AFP
A pintura 'Teresa sonhando' 1938 , do artista franco-polonês conhecido como Balthus, em exposição no Met de Nova York Foto: Thomas URBAIN / AFP

Mais de 9.000 pessoas assinaram nesta terça-feira (5) uma petição para que o Metropolitan Museum of Art, o Met de Nova York, retire ou contextualize uma tela de Balthus na qual uma jovem aparece em uma posição "sugestiva".

Os críticos do trabalho do pintor franco-polonês consideraram a imagem inapropriada, em meio aos efeitos do escândalo envolvendo o produtor Harvey Weinstein, denunciado por várias mulheres por assédio e abuso sexual.

O caso abriu um debate no país sobre a conduta sexual de personalidades proeminentes.

Na obra "Teresa sonhando", pintada em 1938 por Balthasar Klossowski de Rola - mais conhecido como Balthus -, uma jovem aparece sentada com uma perna apoiada em uma cadeira, fazendo seu vestido se levantar acima dos quadris, revelando sua roupa íntima.

'Quadro perturbador'

A autora da petição, Mia Merrill, considerou "perturbador" que o Museu Metropolitano de Arte, uma referência mundial em sua área, exibisse o quadro

"Em vista do clima recente sobre abuso sexual e as acusações que se tornam públicas a cada dia, ao exibir este trabalho às massas sem prover nenhum tipo de esclarecimento, o Met está, talvez sem intenção, apoiando o voyeurismo e a objetificação das crianças", destacou Merrill em uma carta.

Procurada pela agência France Presse, Merrill não fez comentários. Uma fonte próxima ao Met informou que a instituição não pretende retirar a tela, nem modificar o letreiro ao lado da mesma.

"Momentos como este oferecem a oportunidade para uma conversa", indicou o museu em um comunicado.

"A arte visual é um dos meios mais importantes que temos para refletir ao mesmo tempo sobre o passado e o presente, e motivar a constante evolução da cultura atual através de uma discussão informada e o respeito à expressão criativa", acrescentou.

 

 

 

PUBLICIDADE
Turismo Nazistas construíram edifícos maciços durante a guerra para proteger cidades de ataques aéreos
Saúde e Bem Estar Diminua as marcas de celulite usando borra ou pó de café
Ecologia Formiga-Leão: Que monstro é esse?
Saúde e Bem Estar Coisas que você não podemos emprestar de e para outras pessoas
Ecologia Vídeo: Vespa se alimentando
Celulares Novo Iphone deverá ter reconhecimento facial, lançamento previsto para 2018
Saúde e Bem Estar Alho: cure dores de dente, ouvido ou de cabeça com esse alimento
Comportamento O que você vê primeiro nesta imagem?
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE