Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Mais de mil visitantes devem participar do Festival do Pirarucu em Santana do Tapará

Esta é a 11ª edição do evento e ocorrerá nos dias 18 e 19. Haverá uma embarcação que fará o transporte para a comunidade no segundo dia do festival.

 
 -  Pirarucu manejado é pescado de lagos e rios, onde tem vida livre na natureza  Foto: Divulgação/Bruno Kelly
Pirarucu manejado é pescado de lagos e rios, onde tem vida livre na natureza Foto: Divulgação/Bruno Kelly

Tradicional na região de várzea, a 11ª edição do Festival do Pirarucu será realizada neste sábado (18) e domingo (19) na comunidade Santana do Tapará, em Santarém, no oeste do Pará. Os comunitários estimam que um mil visitantes participem dos dois dias de programação.

VEJA MAIS: Contagem de pirarucu em lago de Santa Maria do Tapará aponta aumento da espécie

O festival celebra a iniciativa de manejo do pescado na região. Os pratos típicos servidos serão à base do maior peixe de água doce, como ventrecha, mojica, pirarucu frito e também churrasco.

Pescadores também atuam na preservação do pirarucu na região do Tapará (Foto: Sapopema/Divulgação) Pescadores também atuam na preservação do pirarucu na região do Tapará (Foto: Sapopema/Divulgação)

Pescadores também atuam na preservação do pirarucu na região do Tapará (Foto: Sapopema/Divulgação)

De acordo com a programação, no primeiro dia haverá uma noite cultural no barracão comunitário e no segundo dia o evento seguirá com as vendas de iguarias. “Tudo já está organizado e preparado para o evento. Este ano vamos além do tradicional desfile da rainha vestida com roupa confeccionada a partir de escama do peixe e cinto das espinhas porque também foram confeccionadas joias artesanais de pirarucu e colocadas à venda”, disse o coordenador do festival, Amarildo Sousa.

Para quem não tem embarcação particular para ir à comunidade, a coordenação alugou um barco para fazer o trajeto Santarém/Santana do Tapará, que sairá de um porto particular no bairro Prainha, às 8h. O retorno será às 19h.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE