Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Praça da República é entregue após passar por reforma

Depois de inaugurada, a praça reformada passará a ter uma ocupação mais constante com programações culturais, esportivas, de lazer, entretenimento e educativas e saúde.

 
 -  Após dois anos de obras Praça da República será entregue  Foto: Reprodução/O Liberal
Após dois anos de obras Praça da República será entregue Foto: Reprodução/O Liberal

Nesta terça-feira (14) após 22 meses de trabalho intenso e minucioso a Praça da República será inaugurada. A cerimonia está marcada para as 18h30 e terá apresentações da Banda da Guarda Municipal e do Projeto Cantarolar. A entrega será feita pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. Uma das novidades da nova praça é que ela será ocupada diariamente, por uma série de ações de esporte, cultura e lazer, promovidas pelas secretarias municipais.

A reforma geral nos 58 mil metros quadrados do espaço contemplou 16 monumentos, restaurados e revitalizados, além do tradicional ‘Bar do Parque’, que passou por uma reestruturação completa. Foram cerca de R$ 5 milhões investidos na restauração do complexo que abrange a Praça da República, a Praça da Sereia e o Parque João Coelho (na área em frente ao Teatro do Paz).

“Antes de iniciar o restauro, em cada monumento foi feito um levantamento do bem, o que incluiu pesquisas históricas, mapeamento de danos e análise de cores em laboratório (prospecção pictórica). Cada um deles passou por reforma nas estruturas, cobertura, forro, piso, revestimento e calçada de proteção, além do trabalho minucioso de restauro de cada detalhe decorativo e a pintura nas cores originais”, detalha o titular da Seurb, órgão responsável pelo gerenciamento e fiscalização da obra.

A praça também ganhou novo paisagismo, com a colocação de grama, flores e plantas que ajudam a recompor a beleza do local. Os 160 bancos e 160 lixeiras também foram devolvidos reformados para os usuários do espaço. Postes de iluminação foram pintados e receberam manutenção das luminárias.

Depois de inaugurada, a praça reformada passará a ter uma ocupação mais constante com programações culturais, esportivas, de lazer, entretenimento e educativas e saúde. A prefeitura de Belém montou uma comissão com representantes de várias secretarias, que ficarão responsáveis por gerenciar e manter o novo uso da praça. O objetivo é oferecer várias atividades no local ao longo de toda semana, finais de semana e feriados.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326

 

 

 

PUBLICIDADE
Celulares Recursos legais do botão central nos fones de ouvido do iPhone
Ecologia Será que só os humanos perderam o sentido de amor?
Saúde e Bem Estar O que está acontecendo no nosso corpo se dormimos depois das 23 horas
Comportamento Estudo diz que casamento alivia o estresse
Comportamento 8 segredos da linguagem corporal que usam todas as pessoas bem sucedidas. A 6ª é essencial.
Turismo Vila construída embaixo de uma rocha
Educação Restos infantis em tumbas do Peru sugerem rituais de sacrifícios humanos
Saúde e Bem Estar Posições que o ajudarão a dormir mais rápido
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE