Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Praça da República é entregue após passar por reforma

Depois de inaugurada, a praça reformada passará a ter uma ocupação mais constante com programações culturais, esportivas, de lazer, entretenimento e educativas e saúde.

 
 -  Após dois anos de obras Praça da República será entregue  Foto: Reprodução/O Liberal
Após dois anos de obras Praça da República será entregue Foto: Reprodução/O Liberal

Nesta terça-feira (14) após 22 meses de trabalho intenso e minucioso a Praça da República será inaugurada. A cerimonia está marcada para as 18h30 e terá apresentações da Banda da Guarda Municipal e do Projeto Cantarolar. A entrega será feita pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. Uma das novidades da nova praça é que ela será ocupada diariamente, por uma série de ações de esporte, cultura e lazer, promovidas pelas secretarias municipais.

A reforma geral nos 58 mil metros quadrados do espaço contemplou 16 monumentos, restaurados e revitalizados, além do tradicional ‘Bar do Parque’, que passou por uma reestruturação completa. Foram cerca de R$ 5 milhões investidos na restauração do complexo que abrange a Praça da República, a Praça da Sereia e o Parque João Coelho (na área em frente ao Teatro do Paz).

“Antes de iniciar o restauro, em cada monumento foi feito um levantamento do bem, o que incluiu pesquisas históricas, mapeamento de danos e análise de cores em laboratório (prospecção pictórica). Cada um deles passou por reforma nas estruturas, cobertura, forro, piso, revestimento e calçada de proteção, além do trabalho minucioso de restauro de cada detalhe decorativo e a pintura nas cores originais”, detalha o titular da Seurb, órgão responsável pelo gerenciamento e fiscalização da obra.

A praça também ganhou novo paisagismo, com a colocação de grama, flores e plantas que ajudam a recompor a beleza do local. Os 160 bancos e 160 lixeiras também foram devolvidos reformados para os usuários do espaço. Postes de iluminação foram pintados e receberam manutenção das luminárias.

Depois de inaugurada, a praça reformada passará a ter uma ocupação mais constante com programações culturais, esportivas, de lazer, entretenimento e educativas e saúde. A prefeitura de Belém montou uma comissão com representantes de várias secretarias, que ficarão responsáveis por gerenciar e manter o novo uso da praça. O objetivo é oferecer várias atividades no local ao longo de toda semana, finais de semana e feriados.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326

 

 

 

Veja mais:

PUBLICIDADE
Comportamento Coisas que aprendemos fazer de maneira errada
Ecologia Flor de jabuticaba
Saúde e Bem Estar Alho: cure dores de dente, ouvido ou de cabeça com esse alimento
Ciência Crânio encontrado em West Sussex sugere que as praias da região foram usadas como cemitérios
Variedades Já viu como funciona uma fechadura por dentro?
Saúde e Bem Estar Como ter as mãos lindas e suaves em apenas 60 segundos
Games Teste: Encontre o único dado com sete bolas
Ecologia Vídeo: Vespa se alimentando
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE