Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Diabetes descontrolada pode afetar as funções renais

 
 -   Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Hoje, 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Diabetes. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, somente no Brasil existem mais de 16 milhões de pessoas portadoras de diabetes e metade das pessoas não sabe que tem o problema. O número de portadores da doença vem crescendo mundialmente e estima-se que até 2030 este índice deva aumentar para mais de 550 milhões.

O que muitos ainda não sabem é que a diabetes elevada compromete outros órgãos do corpo humano, como os rins. Em torno de 30% dos pacientes que fazem hemodiálise no Brasil, tiveram sua insuficiência crônica dos rins causada pelo diabetes. Nos Estados Unidos este índice atinge 60%. 

A Fundação Pró-Rim, referência nacional em tratamento e transplantes de rins, alerta que a nefropatia diabética é uma das complicações que mais acomete os diabéticos. “Ela leva à perda de proteínas na urina e tende a piorar com o passar do tempo, levando o paciente a insuficiência renal crônica. Muitos dos que ingressam no tratamento de hemodiálise são diabéticos”, explica o nefrologista e presidente da Instituição, Dr. Marcos Vieira. 

Para reduzir o risco de desenvolver este problema mais sério, o médico orienta que diabético deva manter um bom controle do açúcar no sangue. “É imprescindível que o paciente, pelo menos uma vez por ano, realize um teste de albumina (um tipo de proteína) na urina, cuide da pressão arterial e o faça o uso correto de medicamentos conforme orientação médica”.

O médico ainda alerta que estes pacientes devem evitar o consumo de álcool, cigarros, praticar exercícios físicos frequentemente, controlar o peso e ainda seguir uma dieta rigorosa.

Identificando o problema

PUBLICIDADE
Variedades Já viu como funciona uma fechadura por dentro?
Saúde e Bem Estar Receita simples alivia dores nas articulações
Saúde e Bem Estar Como você mantém bananas frescas por mais tempo? A solução está bem na sua cozinha
Comportamento Como você sabe se ele realmente é o homem certo para você?
Celulares Recursos legais do botão central nos fones de ouvido do iPhone
Ciência 2037, ano do apocalipse do chocolate, que pode desaparecer.
Comportamento O teste de PSICOLOGIA mais famoso: diga o que vê na foto e saiba um pouco mais sobre você
Variedades Sete truques baratos que vão facilitar sua vida
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE