Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Governo de MS mantém alíquotas e divulga tabela com valor de cálculo para o IPVA 2018

Contribuinte pode optar pelo pagamento à vista com desconto de até 15% até 31 de janeiro de 2018 ou o parcelamento do tributo em até cinco vezes.

 
 -  Governo manteve as alíquotas do IPVA para 2018 e divulgou a tabela com valor fixado para a base de cálculo  Foto: Arquivo/Gabriela Pavão/ G1 MS
Governo manteve as alíquotas do IPVA para 2018 e divulgou a tabela com valor fixado para a base de cálculo Foto: Arquivo/Gabriela Pavão/ G1 MS

O governo de Mato Grosso do Sul publicou nesta terça-feira (14) no Diário Oficial três decretos sobre a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2018. Eles mantém a isenção do tributo para os veículos novos, as mesmas alíquotas cobradas no ano passado e apresentam ainda a tabela com valor fixado como base para o cálculo da taxação.

Um dos decretos estipula que está mantida a isenção total do imposto no primeiro ano de uso para carros, caminhões com qualquer capacidade de carga, ônibus e micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros, caminhoneta, caminhoneta de uso misto e utilitário e veículos com capacidade de até oito pessoas (excluindo o condutor), novos, adquiridos em concessionárias do estado. Para motocicletas o desconto é de 50% no valor, também no primeiro ano.

Outro decreto mantém as mesmas alíquotas de cobrança do IPVA aplicadas em 2017. Para automóvel (carro de passeio), camionete, camioneta de uso misto e utilitário é de 3,5%. Para ciclomotor, motocicleta, triciclo, quadriciclo, caminhão com qualquer capacidade de carga, ônibus ou micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros, as alíquotas é 2%. Para automóveis de oito lugares movidos a diesel, a alíquota fica em 4,5%. Para conferir esses dois decretos clique aqui!

Por fim, o terceiro decreto apresenta a tabela que serve de base para o cálculo do imposto, prevê que no pagamento à vista o contribuinte tem um desconto de 15%, com a quitação sendo feito até 31 de janeiro de 2018 e que o tributo também pode ser parcelado em até cinco vezes, com vencimento em: 31 de janeiro, 28 de fevereiro, 29 de março, 30 de abril e 30 de maio.

De acordo com a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), a cobrança do IPVA é calculada sobre os preços médios de mercado do automóvel (valor venal) multiplicado por sua alíquota. O valor de mercado é avaliado pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Veja tabela com os preços médios de mercado dos veículos publicada no suplemento do Diário Oficial do Estado.

 

 

 

PUBLICIDADE
Turismo Coisas que não são permitidas na Arábia Saudita: cinemas, gatos, mulheres dirigindo...
Variedades Já viu como funciona uma fechadura por dentro?
Saúde e Bem Estar Parada cardíaca durante o sexo: Quais são as chances em homens?
Música Ariana Grande x Christina Aguilera. Quem imita melhor?
Comportamento Padrões de beleza feminina em 15 diferentes países. Brasileiros são mais exigentes.
Comportamento Sinais de que você é mais esperto do que você pensa
Variedades Algumas maneiras originais de usar o lenço de outono!
Variedades A incrível história do Iate brasileiro "Mar Sem Fim"
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE