Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Anac define rodízio entre empresas aéreas que vão atuar no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte

Esquema de rodízio é coordenado pela Agência somente nos aeroportos de Congonhas e Pampulha. Horários de pousos e decolagens passam a atender seis companhias.

 
 -  Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte  Foto: Reprodução/TV Globo
Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte Foto: Reprodução/TV Globo

Após revogação da portaria que limitava a operação de voos no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) definiu, nesta segunda-feira (13), a distribuição de pousos e decolagens [slots] permitidos no local, para a temporada de verão de 2018 (25 de março até 27 de outubro).

A partir da alteração da portaria, ficou permitido ao terminal retomar os voos domésticos nacionais e de longa distância. Assim, segundo informou a Anac, cresceu o número de companhias interessadas em disponibilizar voos no terminal.

O esquema de rodízio é coordenado pela Agência somente nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Pampulha, na capital mineira. A distribuição de horários é estabelecida conforme oferta de assentos disponíveis por cada operadora.

De acordo com a Decisão nº 189, que estabelece os critérios de divisão, a participação das companhias aéreas durante a temporada por número de operações, será o seguinte:

  • 2Z - PASSAREDO - 17%
  • AD - AZUL - 20%
  • G3 - GOL- 20%
  • JJ - LATAM - 12%
  • O6 - AVIANCA- 22%
  • OWT - TWO FLEX - 9%

A Anac informou que o aeroporto tem capacidade para funcionar com 300 passageiros embarcando e 360 passageiros desembarcando por hora. No entanto, o órgão alerta que o aeroporto está em processo de certificação e os resultados de movimentação por hora podem ser alterados.

Ainda de acordo com a agência, as rotas mais demandadas, na ordem de número de operações, foram Brasília, Santos Dumont, Vitória, Congonhas e Goiânia. Estas rotas ainda podem ser alteradas pelas empresas.

Com a definição dos slots no aeroporto, as companhias precisarão solicitar a aprovação do voo e, depois, poderão começar a operar.

Conforme explicou a Anac, as empresas poderão antecipar os voos alocados para a temporada de verão, iniciando as operações conforme o interesse comercial de cada uma.

BH Airport move ação contra ampliação de voos na Pampulha

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, entrou com uma ação civil no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para revogar ato ministerial do governo que autoriza a retomada de voos domésticos nacionais e de longa distância no Aeroporto da Pampulha.

O mandado de segurança com pedido de liminar foi proposto no último dia 6 de novembro, e distribuído para o ministro Francisco Falcão, do STJ. De acordo com o tribunal, ele analisa e pode dar uma decisão a qualquer momento.

 

 

 

Veja mais:

PUBLICIDADE
Variedades Sexo ou corrida? O que exige mais do coração?
Ciência Sua fala pode demonstrar o quanto é inteligente
Comportamento O teste de PSICOLOGIA mais famoso: diga o que vê na foto e saiba um pouco mais sobre você
Saúde e Bem Estar Diga adeus aos cabelos brancos! Você só precisa de 5 minutos e ingredientes naturais!
Comportamento Sem espaço em casa? veja essas ideias
Educação Escaneres podem indicar túmulo de Nefertiti
Variedades 15 fotoflagrantes incríveis
Variedades O que realmente aconteceu com as vítimas do Titanic?
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE