Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Crianças usam máscara de super-heróis para amenizar dores do tratamento contra câncer

As máscaras são escolhidas pelas próprias crianças.

 

Crianças que enfrentam o câncer recebem em um hospital de Fortaleza um tratamento diferente. Os pequenos viram super-heróis e outros personagens infantis para perder o medo durante a sessão de radioterapia.

O personagem escolhido pelo Samuel Vieira, de oito anos, foi o Homem-Aranha. A luta contra o câncer do garoto iniciou em maio deste ano. O tratamento contra um linfoma, um tipo de câncer raro no sistema linfático. “Gosto dele porque ele salva o mundo”, comenta.

O menino precisa fazer 14 sessões de radioterapia. O equipamento é essa máquina grande e assustadora para algumas crianças. Por isso, surgiu a ideia de enfrentar isso com a ajuda de superpoderes.

“Essa máscara utilizada para as crianças porque tem um tumor localizado na região da cabeça e pescoço. Sem essa máscara as crianças iam ser demarcadas no local da radiação com tinta, tipo caneta mesmo localizada no rosto. Então fica muito feia e piora autoestima. Fica muito afetado”, explica a terapeuta ocupacional, Patrícia Citó.

No caso do Samuel, a mãe percebeu glândulas inchadas no pescoço e axila, e o menino começou a quimioterapia, agora, ele está na segunda etapa do tratamento. “Graças a Deus está dando tudo certo. Muita confiança nele, em Deus e o hospital é ótimo”, diz a mãe de Samuel.

O artista das máscaras

A máscara é confeccionada em uma oficina no setor de manutenção do hospital. Cada uma de acordo com o desejo e o sonho da criança. Elas chegam já moldadas e em 15 minutos viram princesas e heróis. O processo é rápido e traz bastante satisfação também para quem faz.

A missão é de Tarcílo de Alcântara, que conserta as máquinas dos tratamentos médicos. Mas antes disso ele trabalhou com a pintura do quarto de crianças.

“Saber que eu estou ajudando eles isso me deixa eu me sinto muito feliz e é superlegal. Eu planejo primeiro a máscara. A gente não chega logo e faz um planejamento. Temos que planejar”, conta.

Projeto premiado

As máscaras são moldadas de acordo com o rosto da criança em material plástico e já eram usadas na radioterapia para o tratamento de destruição das células doentes. O projeto que deu novo colorido às máscaras foi premiado nacionalmente como uma iniciativa de humanização da saúde e tem ajudado a diminuir até a quantidade de sedação de crianças na radioterapia.

“O resultado está sendo muito melhor do que a gente esperava satisfatório e surpreendente. Elas ficam ansiosas para fazer o tratamento para se vestirem de super-herói”, conta Patrícia.

 

 

 

PUBLICIDADE
Comportamento Veja como os padrões masculinos mudaram ao longo dos últimos 100 anos
Variedades 18 coisas que só sabem quem tem irmãos
Saúde e Bem Estar Você pode manter a firmeza dos seios por mais tempo
Comportamento Sinais de que você é mais esperto do que você pensa
Variedades Como encher balões em casa sem gás hélio
Comportamento Como você sabe se ele realmente é o homem certo para você?
Saúde e Bem Estar Como comer direito: A razão pela qual nos cansamos depois de comer
Saúde e Bem Estar Depois de conhecê-lo bem você comerá pepinos todos os dias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE