Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Candidatos chegam 1h antes da abertura dos portões para segundo dia de provas do Enem, em Goiânia

Exame é aplicado em 55 municípios goianos; portões fecham às 13h.

 
 -  Joelber e Wanessa chegam cedo para segundo dia de provas em Goiânia  Foto: Vitor Santana/G1
Joelber e Wanessa chegam cedo para segundo dia de provas em Goiânia Foto: Vitor Santana/G1

Muitos candidatos chegaram mais de uma antes da abertura dos portões, para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Goiânia. O Enem 2017 é aplicado em 55 municípios goianos. Segundo o o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 219.626 candidatos se inscreveram para os testes no estado, e 68,7% compareceram ao primeiro dia de provas.

O barbeiro Joelber Pereira, de 28 anos, foi um dos candidatos que chegaram antes das 11h. "Cheguei bem antes, igual na semana passada, para não ter erro. Não dá para perder o horário depois de ter preparado o ano inteiro", contou ao G1.

Os portões foram abertos às 12h deste domingo, e devem ser fechados às 13h. Desta vez, os candidatos respondem às questões de matemática e ciências da natureza, sendo que a prova começa às 13h30 e termina às 18h.

Joelber afirma que esta semana está mais nervoso para as provas. "Quero fazer direito. Semana passada foram as matérias nas quais eu sou bom. Então, para essa, estou mais inseguro um pouco", afirmou.

A cabeleireira Wanessa Suziellen Ramos de Souza, de 22 anos, veio junto com Joelber e pretende cursar psicologia. "É a segunda vez que presto o Enem e também estou mais ansiosa hoje. Semana passada era meu forte também, humanas. Mas vai dar certo", disse confiante.

A estudante Beatriz Cassimiro, de 17 anos, chegou 20 minutos antes da abertura dos portões. Esta é a segunda vez que ela faz a prova para tentar uma vaga no curso de direito. "Esse ano a prova está mais difícil, mas não estou tão nervosa. Mas detestei dividir o Enem em dois finais de semana. Tinha que ser em um só que já passava toda a tensão logo", contou.

Esta é a primeira vez na história que o exame está sendo aplicado em dois domingos. Agora as disciplinas foram separadas basicamente entre a área de humanas e exatas.

Ainda de acordo com o instituto, do total de participantes em Goiás, 58,5% são do sexo feminino e 41,5%, masculino. Já em relação à situação de ensino, 58,1% já concluiu o ensino médio, 28,4% deve concluir neste ano e 12,2% concluirá após 2017.

 Estudantes chegam cedo para o segundo dia de provas do Enem na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) (Foto: Vitor Santana/G1)  Estudantes chegam cedo para o segundo dia de provas do Enem na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) (Foto: Vitor Santana/G1)

Estudantes chegam cedo para o segundo dia de provas do Enem na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) (Foto: Vitor Santana/G1)

Primeiro dia

Os candidatos que fizeram o Enem em Goiânia no último domingo disseram que a maior dificuldade do primeiro dia de provas foram os longos enunciados das questões. No entanto, a maioria dos ouvidos pelo G1 elogiou o tema da redação, "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

O ministro da Educação, Mendonça Filho, confirmou que dois candidatos saíram da sala com o caderno de provas antes do horário permitido. O Inep informou que um deles é de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia.

Além disso, duas turmas não conseguiram concluir as provas no último domingo, sendo uma em Uruaçu, no norte de Goiás, e outra em Teresina (PI).

Em ambos os locais de prova, faltou energia e os estudantes não conseguiram fazer o exame. Para esses candidatos (cerca de 2.300), haverá uma nova prova nos dias 12 e 13 de dezembro, junto com os candidatos privados de liberdade.

Após sinos de igreja anunciarem 12h, candidatos entram na PUC-GO para segundo dia de provas do Enem (Foto: Vitor Santana/G1) Após sinos de igreja anunciarem 12h, candidatos entram na PUC-GO para segundo dia de provas do Enem (Foto: Vitor Santana/G1)

Após sinos de igreja anunciarem 12h, candidatos entram na PUC-GO para segundo dia de provas do Enem (Foto: Vitor Santana/G1)

ENEM 2017

  • gabarito extraoficial

  • prova do primeiro dia

  • prova do segundo dia

  • tema da redação

  • baixe o aplicativo G1 Enem

  • mudanças; pontos positivos e negativos

 

 

 

PUBLICIDADE
Celulares Vídeos Youtube poderão ser abertos dentro do Whatsapp
Variedades Será possível descubrir o que revela sobre sua saúde e felicidade analisanado as linhas do pulso?
Educação Bolas gigantes encontradas na Bósnia divide opinião de cientistas
Variedades 18 coisas que só sabem quem tem irmãos
Variedades E se você colocar conhaque no cabelo?
Saúde e Bem Estar Seis sinais de desequilíbrio hormonal que você não deve ignorar
Saúde e Bem Estar O que está acontecendo no nosso corpo se dormimos depois das 23 horas
Saúde e Bem Estar Diminua as marcas de celulite usando borra ou pó de café
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE