Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

No 2º dia do Enem, questões de matemática são apontadas como '''vilãs''' por candidatos de Goiânia

Longos enunciados em perguntas da disciplina geram críticas de quem fez o teste. Por outro lado, alguns classificam a prova de biologia como fácil.

 
 -  A candidata Patrícia Sagiorati achou a prova do Enem difícil  Foto: Vitor Santana/G1
A candidata Patrícia Sagiorati achou a prova do Enem difícil Foto: Vitor Santana/G1

As questões de matemática foram apontadas como grandes vilãs por candidatos de Goiânia ouvidos pelo G1 na saída do 2º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (12). A maioria achou a prova bastante difícil, principalmente pelos tamanhos dos enunciados. Já outros revelaram que solucionaram as questões de biologia com facilidade.

Formada em serviço de social e de olho em uma vaga no curso de direito, Patrícia Sagiorati disse que o Enem estava difícil como um todo. "Tanto matemática quanto ciências naturais, estavam muito cansativos", pontua.

A professora Dercilene Pinheiro, de 42, pensa da mesma forma. "Foi mais difícil que semana passada. A parte mais complicada foi matemática, que tinha questões longas, com muito texto", reclama.

O empresário Cristiano Leonardo Monteiro, de 22 anos, foi além. No entanto, apesar de criticar o nível das questões de matemática, ele se viu aliviado com a parte de biologia.

"Passei raiva com essa prova. As fórmulas de matemática estavam mais difíceis que outros anos. Antes você conseguia acha dicas de que fórmulas usar nas perguntas, esse ano não. Biologia foi mais fácil, porque tinham várias dicas ao longo dos enunciados e ajudava na hora de eliminar algumas opções", analisa.

Para o administrador de empresas Marcos Isecke, de 30 anos, o principal problema são os "pegas". Ele também não gostou do tamanho das questões.

"É muito maçante, cansativa. Tem enunciado que é uma página inteira, então isso deixa mais complicado. Exatas foi mais difícil. Já biologia foi mais fácil, muito fácil, conteúdo às vezes de 9ª série", destaca.

Marcos Isecke disse que 'pegas' complicam prova de matemática (Foto: Vitor Santana/G1) Marcos Isecke disse que 'pegas' complicam prova de matemática (Foto: Vitor Santana/G1)

Marcos Isecke disse que 'pegas' complicam prova de matemática (Foto: Vitor Santana/G1)

Muitos cálculos, pouco tempo

Além das dificuldades, a auxiliar administrativa Michele Mendes Macedo, de 30 anos, reclamou do tempo de prova. "Hoje foi mais difícil que semana passada. São muitos cálculos em pouco tempo, isso complica. Você acaba tendo que arriscar mais", afirma.

A estudante Ianka Lopes, 21, disse que a prova avançou em dificuldade na disciplina de matemática. "O nível dos cálculos cobrados é semelhante do ano passado. Mas acho que, no geral, a prova como um todo foi mais difícil que os outros anos", destaca.

Química e Física

Para outros candidatos, a matemática não foi o mais complicado. Fazendo o Enem como treineira, a estudante Sarah Michelle Silva Rocha, de 16 anos, elegeu outros vilões.

"Parte de química e física foi o mais difícil porque tinham conteúdos que ainda não vi. Já matemática foi tranquilo, tinha muita coisa de probabilidade", avalia.

Física também causou dor de cabeça ao estudante Gabriel Rodrigues, de 17 anos. "Foi a parte mais difícil, mas todos os conteúdos contados eu vi no ensino médio, então estava uma prova difícil, mas cobrando coisas dentro do esperado", detalha.

O também estudante Eliel Gustavo Borges, de 23 anos, acrescentou ainda à lista a prova de biologia. A prova de matemática tinha muita questão de análise, não foi tão complicado. Agora, a parte biológica e química foi mais complicado, tinham questões mais longas que, se você se perdesse em algum ponto, tinha que começar tudo de novo", opina.

Quer saber mais notícias de todo o estado? Acesse o G1 Goiás.

Candidatos saem das provas do Enem 2017 na Faculdade Universo, em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1) Candidatos saem das provas do Enem 2017 na Faculdade Universo, em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1)

Candidatos saem das provas do Enem 2017 na Faculdade Universo, em Goiânia (Foto: Vitor Santana/G1)

ENEM 2017

  • gabarito extraoficial

  • prova do primeiro dia

  • prova do segundo dia

  • tema da redação

  • baixe o aplicativo G1 Enem

  • mudanças; pontos positivos e negativos

 

 

 

PUBLICIDADE
Comportamento O que você vê primeiro nesta imagem?
Celulares Novo Iphone deverá ter reconhecimento facial, lançamento previsto para 2018
Política Os venezuelanos merecem Maduro como presidente?
Comportamento Estudo diz que casamento alivia o estresse
Educação Elaboradas espadas Vikings são resgatadas
Ecologia Conheça as incríveis formigas Pote-de-Mel
Saúde e Bem Estar Coisas que você não podemos emprestar de e para outras pessoas
Variedades Já viu como funciona uma fechadura por dentro?
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE