Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

Aeroporto de Congonhas fica lotado de passageiros que tiveram voos cancelados por causa de drone

Drone desviou pousos, cancelou voos e atrapalhou conexões de centenas de passageiros na noite deste domingo 12 .

 
 -  Filas no saguão de Congonhas após drone causar cancelamento de voos  Foto: Reprodução/GloboNews
Filas no saguão de Congonhas após drone causar cancelamento de voos Foto: Reprodução/GloboNews

O aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, estava com saguão lotado de passageiros na manhã desta segunda (13). O movimento atípico é reflexo do fechamento do terminal por mais de duas horas na noite de domingo (12) após um drone sobrevoar o local e afetar os voos.

O drone desviou pousos, cancelou voos e atrapalhou conexões de centenas de passageiros. O problema afetou o funcionamento do terminal entre as 20h15 e as 22h40.

Grande parte dos passageiros que faziam check in nesta manhã estava hospedado em hotéis da região após o cancelamento dos voos.

“O voo era para ser 21h40, fomos informados 23h. Pagaram apenas o voo, o hotel tivemos que pagar”, disse o gerente comercial Bianco Fattori.

O empresário Edegar Coelho também foi prejudicado pela fechamento do terminal aéreo. “Não recebemos informações, tudo desencontrado”

A Infraero disse que acionou a Polícia Militar para tentar localizar a aeronave remotamente pilotada e quem a controlava. A PM usou o helicóptero Águia e a Polícia Federal (PF) tentou localizá-lo pelo chão, segundo a Força Aérea Brasileira, sem sucesso.

Devido ao fechamento temporário, o horário de funcionamento do aeroporto foi ampliado até a 1h (o terminal normalmente recebe pousos e decolagens das 6h às 23h).

Cerca de 35 voos que aterrissariam em Congonhas foram desviados para outros aeroportos, como Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas), Ribeirão Preto e até outros estados, mas as decolagens não chegaram a ser interrompidas.

Pilotos de dois aviões da Latam informaram por rádio o drone, que estava próximo à cabeceira sul da pista (Jabaquara) e sobrevoou a região por cerca de 30 minutos, segundo informações de um oficial da Aeronáutica.

Regras

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou em maio o regulamento para o uso de drones. Segundo o órgão, quem for flagrado usando drones em desacordo com as normas pode responder a processo administrativo, civil e penal.

No caso deste domingo, o operador pode ser preso quando localizado. Uma das normas prevê detenção em casos em que o equipamento coloca embarcações ou aeronaves em perigo, ou que traz risco direto à vida ou à saúde de outras pessoas.

Latam

Em nota, a Latam afirmou que 9 voos da companhia com origem/destino a Congonhas foram cancelados e 13, desviados para Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas), Ribeirão Preto, Confins (BH) e Galeão (Rio).

Segundo a empresa, os passageiros dos voos desviados para aeroportos de São Paulo serão encaminhados para a capital paulista por terra e os para BH e Rio, terão as aeronaves reabastecidas e retornarão a Congonhas.

Filas no saguão de Congonhas após drone causar cancelamento de voos (Foto: Reprodução/GloboNews) Filas no saguão de Congonhas após drone causar cancelamento de voos (Foto: Reprodução/GloboNews)

Filas no saguão de Congonhas após drone causar cancelamento de voos (Foto: Reprodução/GloboNews)

 

 

 

PUBLICIDADE
Saúde e Bem Estar As mulheres amam sapatos, mas que cuidados devemos ter ao escolhê-los?
Saúde e Bem Estar Força de vontade: Ele perdeu mais de 300 quilos e tornou-se um instrutor de fitness
Saúde e Bem Estar Coisas que podem estar destruindo seus dentes
Ecologia Impressionante: Formigas criam pulgões como humanos domesticam gado
Educação Restos infantis em tumbas do Peru sugerem rituais de sacrifícios humanos
Cinema Casais famosos no cinema que se odiavam atrás das câmeras
Variedades Como plantar abacate em casa?
Artes Imagens de trabalho de Andrew Hickinbottom
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE