Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Hariri aparece no aeroporto de Riad recebendo rei saudita

O primeiro-ministro libanês renunciou há uma semana durante uma viagem pela Arábia Saudita. O fato gerou desconcerto no Líbano e aumentou a tensão entre Riad e Teerã, apoiador do grupo xiita libanês Hezbollah.

 
 -  O primeiro-ministro libanês, Saad al-Hariri, aperta a mão do rei Salman, da Arábia Saudita, em Riad, na Arábia Saudita, no sábado  11   Foto: Courtes
O primeiro-ministro libanês, Saad al-Hariri, aperta a mão do rei Salman, da Arábia Saudita, em Riad, na Arábia Saudita, no sábado 11 Foto: Courtes

A rede de TV oficial da Arábia Saudita exibiu neste domingo (12) imagens do primeiro-ministro do Líbano que renunciou, Saad Hariri, no Aeroporto de Riad recebendo o rei Salman bin Abdul Aziz al Saud na volta de uma viagem à cidade santa de Medina.

Hariri, que vários grupos políticos libaneses afirmam estar detido na Arábia Saudita, cumprimentou o monarca com um aperto de mão, que foi retribuído com um sorriso do rei.

O primeiro-ministro libanês renunciou há uma semana durante uma viagem pela Arábia Saudita. O fato gerou desconcerto no Líbano e aumentou a tensão entre os Executivos em Riad e Teerã, apoiador do grupo xiita libanês Hezbollah.

  • Por que o Líbano está no centro da disputa regional que ameaça nova crise no Oriente Médio
  • Entenda as recentes hostilidades entre o Irã e a Arábia Saudita que envolvem o Líbano

O presidente do Líbano, Michel Aoun, voltou a dizer no sábado que ainda não tomou uma decisão sobre se aceita ou não a renúncia de Hariri que, no discurso de solicitação, denunciou a existência de um plano para assassiná-lo e acusou o Irã de interferir nos assuntos do governo e na vida política do país.

Na sexta, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, acusou diretamente o Executivo em Riad de ter detido o político e proibi-lo de voltar a Beirute.

No sábado, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu para que não se aumente a tensão entre a Arábia Saudita e o Irã e que se evite um novo conflito no Oriente Médio.

Pedidos que Hariri volte ao Líbano

Várias personalidades libanesas pediram neste domingo, durante a maratona de Beirute, a volta ao país do primeiro-ministro.

O ministro de Relações Exteriores, Gebran Bassil; a esposa do presidente libanês, Michel Aoun, Nadia Aoun, e outros políticos estiveram presentes na corrida, que, a pedido do governante, teve a tema "Queremos o retorno de Hariri".

Muitos corredores carregavam a bandeira libanesa ou cartazes com mensagens como "Queremos que o nosso primeiro-ministro retorne" ou "Corremos por você". A Agência Nacional de Notícias afirmou que 48 mil pessoas de 110 nacionalidades participaram do evento.

Aoun, que não ainda aceitou ainda a renúncia de Hariri, disse no sábado que as circunstâncias que cercam o pedido são "inaceitáveis e é necessário esclarecer". Alguns grupos políticos no país acusam à Arábia Saudita de reter Hariri contra a sua vontade em Riad e de ter forçado o pedido dele.

O canal libanês "Mustaqbal", que pertence à família de Hariri, anunciou que vai colocar no ar neste domingo à noite uma entrevista com o político, a primeira depois da renúncia.

A solicitação de Hariri feita da Arábia Saudita motivou nop sábado protestos contra o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, nas ruas de Trípoli, no norte do Líbano. Os manifestantes queimaram fotos do filho do rei, ação que gerou uma troca de acusações entre o ministro do Interior do Líbano, Nohad Machnouk, que questionou a presença das fotos nas ruas, e o ex-ministro de Justiça do país Achraf Rifi, que teme que "as relações amistosas e históricas com a Arábia Saudita" possam ficar prejudicadas.

 

 

 

PUBLICIDADE
Variedades Dezoito esculturas na areia que são verdadeiras obras de arte
Saúde e Bem Estar Barbear-se pode fazer bem a pele de mulheres
Variedades Apenas 3% da população mundial tem a marca X em ambas as mãos
Turismo Mundo Subterrâneo: Um incrível reino descoberto depois de milhões de anos oculto
Culinária Bolo de leite condensado (sem farinha)
Saúde e Bem Estar Truques de maquiagem que facilitarão sua vida
Educação Escaneres podem indicar túmulo de Nefertiti
Saúde e Bem Estar Como comer direito: A razão pela qual nos cansamos depois de comer
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE