Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

UE adota sanções contra a Venezuela para '''favorecer''' diálogo

Bloco diz que, ao menos por enquanto, não vai lançar mão de medidas como congelamento de bens e proibição de viagens contra membros específicos do governo de Nicolás Maduro.

 

Os chanceleres da União Europeia (UE) adotaram nesta segunda-feira (13) uma série de medidas, incluindo um embargo de armas e um marco jurídico sobre futuras sanções contra "responsáveis por graves violações dos direitos humanos", com o objetivo de "favorecer" o diálogo na Venezuela.

As sanções foram aprovadas poucos minutos depois do início da reunião de chanceleres em Bruxelas, segundo uma fonte ouvida pela AFP.

O bloco europeu decidiu não determinar sanções contra indivíduos específicos, mas abrindo a possibilidade de fazê-lo caso o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, não atue em favor do diálogo com a Europa, de acordo com a Reuters.

Em um comunicado conjunto, os representantes dos 28 países afirmaram que as bases legais para a proibição de viagens e o congelamento de ativos pertencentes a indivíduos próximos a Maduro "serão usadas de forma gradual e flexível e poderão ser expandidas".

"Tudo o que fazemos está orientado a incentivar a celebração do diálogo entre governo e oposição", afirmou o espanhol Alfonso Dastis.

Eleições

No comunicado, a UE frisou que as eleições regionais realizadas no país em 15 de outubro foram um momento de inflexão para que o bloco decidisse em favor das sanções. Para os chanceleres, o pleito foi realizado em meio "a inúmeras irregularidades relatadas".

Os resultados favoreceram por grande margem os candidatos chavistas, embora pesquisas de opinião indicassem a eleição de diversos governadores de oposição.

Os ministros europeus disseram que iriam decidir quem seriam afetados pelas sanções em um momento posterior, mas que os focos serão ministros e forças de segurança do governo acusados de violações aos direitos humanos e de "não respeitar os princípios democrático ou a letra da lei".

 

 

 

PUBLICIDADE
Saúde e Bem Estar No inverno a pele também merece cuidados
Turismo Maravilhosa Ponte de Oresund, com rodovia e ferrovia, submerge no mar
Turismo Nazistas construíram edifícos maciços durante a guerra para proteger cidades de ataques aéreos
Saúde e Bem Estar Coisas que podem estar destruindo seus dentes
Comportamento Como você sabe se ele realmente é o homem certo para você?
Imagens TOP 30 fotos impressionantes capturadas no momento certo
Variedades O que seu nariz diz sobre você?
Saúde e Bem Estar Fumar ajuda perder peso? Veja como esse mito deixou doente milhões de adolescentes no mundo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE