Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

Websérie produzida por universitários com orçamento de R$ 200 concorre a prêmio internacional

Piloto e segundo episódio foram gravados em um dia e meio com atores voluntários.

 
 -  Websérie  Dúbio  concorre a prêmio internacional  Foto: Otávio Mandrá
Websérie Dúbio concorre a prêmio internacional Foto: Otávio Mandrá

Uma websérie produzida por estudantes universitários de Piracicaba (SP) concorre em duas categorias de um concurso internacional. Com o piloto e o segundo episódio, “Dúbio” foi gravado em um dia e meio, encaixado em um orçamento total de R$ 200 e atores voluntários.

A websérie inicialmente era apenas para um trabalho interdisciplinar do curso de cinema da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), mas os estudantes se empenharam e conseguiram fazer “milagre” com o baixo orçamento e pouco tempo. O grupo tem três pessoas, mas a ajuda dos outros colegas foi essencial para o resultado final, segundo a diretora Gabriela Torres.

Bastidores das gravações de 'Dúbio' em Piracicaba (Foto: Otávio Mandrá) Bastidores das gravações de 'Dúbio' em Piracicaba (Foto: Otávio Mandrá)

Bastidores das gravações de 'Dúbio' em Piracicaba (Foto: Otávio Mandrá)

O trabalho concorre na terceira edição do Rio Webfest nas categorias de voto popular e videografismo, que são as vinhetas, créditos e animações. No concurso há participantes de todo o Brasil e do mundo. “Não é um concurso universitário”, explicou Gabriela.

Segundo a diretora da websérie, os participantes do grupo resolveram inscrever o trabalho para “ver no que ia dar” e se surpreenderam quando souberam que foi selecionado. “A ficha ainda não caiu”, contou. Para ela, só a participação no concurso já abre caminhos para outros festivais.

“Lógico que queremos ganhar, mas se não ganharmos, só de estar participando, só pelo tamanho do festival, já é uma coisa surreal”, descreveu Gabriela. Ela explicou também que a participação em um festival desse porte pode proporcionar patrocínios para a produção do restante da websérie.

'Dúbio' concorre em duas categorias de um festival internacional (Foto: Otávio Mandrá) 'Dúbio' concorre em duas categorias de um festival internacional (Foto: Otávio Mandrá)

'Dúbio' concorre em duas categorias de um festival internacional (Foto: Otávio Mandrá)

“Dúbio” é uma mistura de suspense e terror psicológico. No episódio piloto, a websérie apresenta um conflito no qual o tempo psicológico da história dita o que o observador vê e entende. O espectador é levado de uma cena de homicídio, sem saber quem é o assassino, como o crime ocorreu ou quem é a vitima, a um ambiente universitário, em que um jovem tenta se encaixar e esconder seu passado.

A ideia surgiu de um deocumentário que o grupo de estudantes produziu no semestre anterior, que falava sobre depressão. Eles gostaram de trabalhar com questões psicológicas e resolveram investir no tema de dupla personalidade. "A gente escolheu fazer em ambiente universitário porque é o que a gente vive", explicou Gabriela.

Apesar de o tema ter surgido de uma forma, o resultado final ficou diferente do imaginado primeiramente pelo grupo. "Tivemos que adaptar ao tempo e ao que tínhamos para fazer", disse. "No fim ficou melhor do que imaginávamos", completou.

Para conseguir fazer um trabalho a nível profissional, o grupo usou câmera, microfone e outros equipamentos técnicos emprestados de colegas. O orçamento "apertado" foi todo usado em deslocamento de atores, alimentação no set e figurinos.

'Dúbio' concorre em duas categorias em um festival internacional (Foto: Otávio Mandrá) 'Dúbio' concorre em duas categorias em um festival internacional (Foto: Otávio Mandrá)

'Dúbio' concorre em duas categorias em um festival internacional (Foto: Otávio Mandrá)

Na categoria videografismo, a websérie concorre com mais sete trabalhos, um da França, dois da Austrália, um da Argentina, um do Japão e mais dois brasileiros. Em voto popular, o grupo tinha mais de 390 mil votos até a publicação da reportagem e, segundo Gabriela, os colegas fazem até “mutirão” para votar. Os resultados serão divulgados no festival, que começa dia 16 de novembro.

Ficha Técnica

Roteiro: Felipe Amaral

Argumento: Paulo Vitor Mendonça

Direção de Produção: Hannytta Medici

Assistentes de Produção: Fábio Khauam, Calleb Jangrossi, Estella Heimann, Jaina Sendin, Lucas Bueno

Direção: Gabriela Torres

Assistente de Direção: Fábio Khauam

Direção de Arte: Hannytta Medici

Direção de Fotografia: Otávio Mandrá

Técnico de Som Direto: Henrique Zerati

Assistente de Som: Natalia Morais

Montagem/Edição/Motion Graphs: Gabriela Torres

Edição: Gabriela Torres

Elenco: Rodrigo Augusto, João Scaspa, Leonardo Zimmermann, Laís Vetoreti, Luiza Trevisan

Lista de figuração:

  • Ana Karollayne Oliveira Miranda
  • André Luis Martins
  • Juliana L. de Barros Correia
  • Alessandra Soares dos santos
  • Gabriel Gustavo Camargo Domingues
  • Guilherme Godoy
  • Tarcizio Rafael

*Sob supervisão de Samantha Silva, do G1 Piracicaba e região

Quer saber mais notícias da região? Acesse o G1 Piracicaba

 

 

 

PUBLICIDADE
Comportamento Homens atraentes são mais egoístas, diz estudo
Ecologia Formiga-Leão: Que monstro é esse?
Variedades Porque os pilotos diminuem as luzes antes da decolagem?
Saúde e Bem Estar No inverno a pele também merece cuidados
Variedades Um teste que os adultos não conseguem resolver, uma criança encontra a resposta em poucos segundos
Saúde e Bem Estar Fumar ajuda perder peso? Veja como esse mito deixou doente milhões de adolescentes no mundo
Saúde e Bem Estar Como você mantém bananas frescas por mais tempo? A solução está bem na sua cozinha
Variedades Apenas 3% da população mundial tem a marca X em ambas as mãos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE