Economia

Economia

Fechar
PUBLICIDADE

Economia

Inflação é menor para famílias que ganham menos: 1,62%

 
 - T acirc;nia R ecirc;go/Ag ecirc;ncia Brasil
T acirc;nia R ecirc;go/Ag ecirc;ncia Brasil
Vitória (ES) - Supermercados lotados com filas nos caixas e na entrada funcionam com horário reduzido (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Ficou mais fácil ir ao supermercado. Inflação pelo INPC é 4,74 pontos percentuais inferior aos 6,36% do índice acumulado no mesmo período em 2016     Tânia Rêgo/Agência Brasil

A inflação em outubro subiu menos para as famílias que tem menor rendimento familiar – de um a cinco salários mínimos. Medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a alta da inflação para as famílias nesta faixa de renda foi de 0,37% - resultado 0,05 ponto percentual menor do que o IPCA (famílias com renda de até 40 salários).

Divulgado hoje (10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o INPC agora acumula de janeiro a outubro alta de 1,62%, também abaixo dos 2,21% do IPCA no mesmo período.

Saiba Mais
  • IPCA acumulado no ano fecha em 2,21% e é o menor em quase duas décadas
  • Usado para reajustar aluguéis, IGP-M tem deflação de 1,4% em 12 meses
O resultado é 4,74 pontos percentuais inferior aos 6,36% relativos ao INPC acumulado no mesmo período do ano passado, sendo a menor variação para o período desde a implantação do Plano Real.

Maior inflação foi em Goiânia: 1,5%

Considerando-se os últimos 12 meses, o índice foi de 1,83%, ficando acima do 1,63% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em outubro de 2016, o INPC havia subido 0,17%.

Regionalmente, o maior INPC foi registrado em Goiânia (1,5%), impulsionado pela elevação do preço da energia elétrica, cuja alta atingiu 18,55% e também pelos preços dos combustíveis (reajuste de 7,89%), com destaque para a gasolina, em média 7,87% mais cara.

Já a menor taxa foi registrada no Rio de Janeiro, onde o INPC fechou com deflação (inflação negativa) de 0,22%, queda impulsionada pela refeição fora de casa (-2,15%).

 

 

 

Veja mais:

PUBLICIDADE
Personalidades Afinal, quem é Kim Kardashian?
Educação Restos infantis em tumbas do Peru sugerem rituais de sacrifícios humanos
Saúde e Bem Estar Por que você deve dormir nu
Variedades Como combinar sua bolsa com seus sapatos. Aprenda algumas regras de estilo!
Imagens 13 enganos em fotos
Variedades Fotos curiosas que lhe farão pensar um pouco
Celulares Recursos legais do botão central nos fones de ouvido do iPhone
Variedades Apenas 3% da população mundial tem a marca X em ambas as mãos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE