Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Amapá registra quase 80 casos de hanseníase em 10 meses; 7 são em crianças

Em 2016 foram detectados 110 casos da doença, com a infecção de 3 crianças. Órgão de vigilância em saúde diz que vai investigar as causas com maior cautela.

 
 -  Em dez meses 7 crianças foram confirmadas com a doença no estado do Amapá  Foto: Divulgação/ Sesa
Em dez meses 7 crianças foram confirmadas com a doença no estado do Amapá Foto: Divulgação/ Sesa

O número de casos de hanseníase registrados no Amapá este ano chega a 74, sendo 7 confirmados em pacientes menores de 15 anos. Em 2016 ocorreram 110 casos da doença, com a infecção de 3 crianças. O aumento do quantitativo de crianças afetadas preocupa órgãos de saúde do estado, que se organizam para investigar a incidência.

Os dados são da Coordenação de Vigilância e Saúde (CVS), atualizados até o dia 9 de outubro. De acordo com o superintendente da Vigilância em Saúde do estado, Dorinaldo Malafaia, serão realizadas ações nos municípios afetados pela doença para conter o avanço.

“Vamos monitorar os casos e buscar a prevenção com atividades de educação em saúde, para que as pessoas tenham acesso às informações sobre a doença. Também vamos avaliar com mais cautela os registros em crianças, para saber o que está acontecendo”, afirma o superintendente.

Quanto mais cedo detectada, maior a possibilidade de cura. Por isso, o objetivo é identificar precocemente novos casos, para que sejam tratados de forma ativa. O tratamento da hanseníase é feito no Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) e nas unidades básicas de saúde.

Em 2015 a ocorrência foi de 105 casos no Amapá. Em 2016 houve uma campanha nas escolas públicas estaduais e municipais, com foco em crianças entre 5 e 14 anos.

Principais sintomas são aparecimento de manchas e perda da sensibilidade na pele (Foto: Divulgação/PMBV) Principais sintomas são aparecimento de manchas e perda da sensibilidade na pele (Foto: Divulgação/PMBV)

Principais sintomas são aparecimento de manchas e perda da sensibilidade na pele (Foto: Divulgação/PMBV)

Doença

A hanseníase já foi conhecida como lepra. É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, que eliminam os bacilos através de secreções nasais, da fala, tosse e espirro.

Os principais sintomas da doença são sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; surgimento de manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

  • Amapá
  • Macapá

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde e Bem Estar Diga adeus aos cabelos brancos! Você só precisa de 5 minutos e ingredientes naturais!
Variedades Você sabe quais são os lugares mais seguros no avião?
Variedades Saiba o que fazer para deixar seus copos brilhando após o uso
Artes Anúncios publicitários feitos por gênios
Comportamento Algumas dicas que irão ajudá-lo a gastar menos dinheiro quando fizer compras
Comportamento 7 sinais de que você está em um relacionamento tóxico
Turismo Mundo Subterrâneo: Um incrível reino descoberto depois de milhões de anos oculto
Turismo Nazistas construíram edifícos maciços durante a guerra para proteger cidades de ataques aéreos